Gamer Trials: a startup em que usuários testam jogos e ganham recompensas

Por Tainá Freitas
18 de março de 2019 às 11:53 - Atualizado há 2 anos
Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

100% online, aulas ao vivo e gravadas
Próxima turma: De 22 a 25/Fev - 2021, das 19hs às 22hs

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Você já imaginou testar um novo jogo de graça e ainda ganhar recompensas por isso? Essa é a proposta da Gamer Trials, startup criada em 2015 no Rio de Janeiro.
Os usuários podem escolher entre as “quests” (testes) existentes e trazer insights de bugs ou erros dentro do jogo, bem como relatar como foi a experiência. Em troca, a Gamer Trials oferece moedas que podem ser acumuladas e trocadas por recompensas reais, como créditos em jogos populares já existentes, entre outros. As moedas são chamadas de “Trial Pieces”.
“Nosso objetivo é engajar os usuários finais e desenvolvedores” comentou Danilo Martins, cofundador da Gamer Trials, em entrevista à StartSe. Atualmente, mais de 100 jogos foram testados na plataforma, que conta com cerca de 18 mil usuários. “Para o público, é fantástico poder opinar com quem está desenvolvendo o jogo”, disse Martins.
No entanto, não é qualquer avaliação que é passível de recompensa – ela tem que ser considerada aceitável pelo desenvolvedor que a recebe. As moedas são compradas pelos próprios na conversão de um trial piece = um real.
E é aí que mora o modelo de negócios da Gamer Trials: apenas metade do valor da moeda é repassada para os jogadores. A outra metade é a margem da startup.
Durante sua trajetória, a Gamer Trials foi acelerada pela Oito, aceleradora e espaço de co-inovação da Oi, e foi destaque no programa InovAtiva Brasil. Nos programas, a startup recebeu mentoria para auxiliar na construção e desenvolvimento do negócio.
Fomentando o ecossistema
Além de facilitar o contato entre desenvolvedores e jogadores no mundo virtual, a Gamer Trials também traz essa união para o mundo real. A startup organiza os “Gamer Jam +”, evento em que desenvolvedores se reúnem para criar novos jogos. A iniciativa é semelhante aos hackathons de programadores.
O primeiro Gamer Jam + aconteceu em 2016 e, no ano seguinte, foi levado para seis cidades. Em 2017, o evento atingiu grandes proporções: a final foi realizada na Game XP, dentro do Rock In Rio.
Para este ano, a expectativa é que o Gamer Jam + seja realizado em 30 cidades e também no exterior. Já estão confirmadas edições em Porto e Lisboa, em Portugal, e Dublin, na Irlanda.
Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

100% online, aulas ao vivo e gravadas
Próxima turma: De 22 a 25/Fev - 2021, das 19hs às 22hs

Comentários