Chinesa Full Truck Alliance anuncia investimento na brasileira Truckpad

José Eduardo Costa

Por José Eduardo Costa

12 de novembro de 2019 às 12:00 - Atualizado há 11 meses

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

A Full Truck Alliance (FTA), maior plataforma digital do transporte da China, anunciou nesta segunda-feira (11) que está investindo na Truckpad, startup que lançou em 2013 a mais conhecida plataforma no país para gestão e contratação de motoristas autônomos de caminhão.

A FTA não divulgou os detalhes do acordo. Procurado pela reportagem de StartSe, Carlos Mira, fundador e CEO da Truckpad disse que não revela o valor do investimento.

Mira, no entanto, disse que o aporte vai possibilitar a Truckpad acelerar o seu crescimento. A empresa está de mudança e vai, até o final do mês, para um escritório maior, próximo à avenida Paulista, na região central de São Paulo.

Segundo ele, a empresa vai quadruplicar de tamanho, passando dos atuais 150 funcionários para 600 profissionais. As contratações serão para as áreas de operações, tecnologia e backoffice (marketing, administrativo, entre outras). Vagas serão postadas aqui.

StartSe Missão China: Uma semana de imersão focada em tecnologia e inovação no maior e mais dinâmico mercado do mundo

Ampliando a operação, a expectativa de Mira é elevar o volume de mercadorias transacionadas por meio da plataforma de R$ 700 milhões, em 2019, para R$ 2 bilhões ao final do próximo ano.

“Estamos felizes com o investimento da FTA. Estamos fortemente comprometidos com o crescimento da plataforma com qualidade e em trazer soluções inovadoras para os nossos parceiros e clientes”, diz Mira.

O aplicativo Truckpad, por onde são contratados os fretes, tem mais de um milhão de downloads. Antes da FTA, a empresa recebeu investimentos da Movile, da Maplink (Grupo LBS), Mercedes-Benz e EstrelaPar.

A FTA é a maior plataforma digital de logística da China e já recebeu investimentos da Tencent, SoftBank, Lightspeed Venture, Tiger e Capital G. O seu aplicativo possui mais de sete milhões de usuários registrados, que cobrem 339 cidades da China, e possui mais de 2,5 milhões de embarcadores oferecendo cargas.

Segundo executivos da FTA, a empresa também vai contribuir com a Truckpad por meio da sua experiência operacional e tecnologia.