Especialista comenta sobre 3 tendências do mercado brasileiro de alimentos e bebidas

A Mintel esteve presente no evento divulgado pela Food Ventures: FI South America 2018.

Avatar

Por FoodVentures

20 de setembro de 2018 às 14:03 - Atualizado há 1 ano

A especialista em alimentos e bebidas da Mintel, Ana Paula Gilsogamo, em conversa com o site FoodNavigator – LATAM, comentou sobre o que os consumidores brasileiros acreditam ser uma comida “saudável”, a redução do açúcar e a ascensão da proteína e da fibra.

Os consumidores brasileiros estão tentando consumir menos açúcar, segundo Ana Paula, e mais proteína. As marcas devem se atentar a essa nova demanda por alimentos saudáveis e garantir que seus produtos não percam o gosto ou a textura no processo.

“Quando perguntamos aos consumidores brasileiros, eles geralmente respondem que os produtos com menos ou sem açúcar não têm o mesmo sabor, então talvez isso seja algo que o mercado deva estar preparado para oferecer”.

Fonte: Food Navigator

Para o problema do açúcar, Ana Paula sugere um maior conhecimento sobre o uso de stevia – uma planta que é usada como adoçante natural no Japão há 30 anos. Ainda não tão comum no mercado, nos Estados Unidos é possível encontrar algumas marcas desenvolvendo produtos com stevia – a gigante Coca-Cola é uma delas.

Desenvolver o conhecimento do consumidor brasileiro sobre o uso de stevia e o porquê ela faz bem para a saúde, comparada ao açúcar e outras opções, é um importante passo nesse processo de introdução do novo ingrediente no mercado.

Outra consideração feita diz respeito à percepção dos brasileiros de que para a comida ser saudável, devemos preparar nossas refeições em casa. Essa visão faz com que as empresas tentem encontrar novas maneiras de oferecer produtos mais frescos e saudáveis, mesmo estes sendo do tipo processado ou ‘pronto para comer’ (comida congelada).

Para finalizar, Ana Paula comenta sobre o crescente interesse do consumidor brasileiro em proteínas e fibras. Na mesma onda dos alimentos saudáveis, os alimentos fitness têm sido muitos procurados, mostrando que alguns nichos improváveis podem movimentar a indústria alimentícia brasileira.

Mintel esteve presente no evento divulgado pela Food Ventures: FI South America 2018.