Especialista comenta sobre 3 tendências do mercado brasileiro de alimentos e bebidas
Por FoodVentures
20 de setembro de 2018 às 14:03 - Atualizado há 2 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
A especialista em alimentos e bebidas da Mintel, Ana Paula Gilsogamo, em conversa com o site FoodNavigator – LATAM, comentou sobre o que os consumidores brasileiros acreditam ser uma comida “saudável”, a redução do açúcar e a ascensão da proteína e da fibra.
Os consumidores brasileiros estão tentando consumir menos açúcar, segundo Ana Paula, e mais proteína. As marcas devem se atentar a essa nova demanda por alimentos saudáveis e garantir que seus produtos não percam o gosto ou a textura no processo.
“Quando perguntamos aos consumidores brasileiros, eles geralmente respondem que os produtos com menos ou sem açúcar não têm o mesmo sabor, então talvez isso seja algo que o mercado deva estar preparado para oferecer”.

Para o problema do açúcar, Ana Paula sugere um maior conhecimento sobre o uso de stevia – uma planta que é usada como adoçante natural no Japão há 30 anos. Ainda não tão comum no mercado, nos Estados Unidos é possível encontrar algumas marcas desenvolvendo produtos com stevia – a gigante Coca-Cola é uma delas.
Desenvolver o conhecimento do consumidor brasileiro sobre o uso de stevia e o porquê ela faz bem para a saúde, comparada ao açúcar e outras opções, é um importante passo nesse processo de introdução do novo ingrediente no mercado.
Outra consideração feita diz respeito à percepção dos brasileiros de que para a comida ser saudável, devemos preparar nossas refeições em casa. Essa visão faz com que as empresas tentem encontrar novas maneiras de oferecer produtos mais frescos e saudáveis, mesmo estes sendo do tipo processado ou ‘pronto para comer’ (comida congelada).
Para finalizar, Ana Paula comenta sobre o crescente interesse do consumidor brasileiro em proteínas e fibras. Na mesma onda dos alimentos saudáveis, os alimentos fitness têm sido muitos procurados, mostrando que alguns nichos improváveis podem movimentar a indústria alimentícia brasileira.
A Mintel esteve presente no evento divulgado pela Food Ventures: FI South America 2018.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários