Comida de astronauta se tornando mainstream?

A Qpod mistura tecnologia e ingredientes naturais para oferecer produtos funcionais e saudáveis

Avatar

Por FoodVentures

31 de julho de 2018 às 15:10 - Atualizado há 2 anos

Outra finalista do Start-up Innovation Challenge, promovido pela Food Ingredients South America, é a empresa Qpod.  O desafio conta com 5 finalistas da indústria de alimentos e bebidas, que apresentarão seus produtos e inovações na 22ª edição do Fi South America, com anúncio do vencedor sendo no dia 21 de agosto.

Assim como a Desinchá, a Qpod aposta em saudabilidade. Utilizando o processo de liofilização, que consiste em cozinhar o alimento, congelar a menos 30 graus Celsius e desidratar –  retira-se a água das células congeladas diretamente do estado sólido para o gasoso, preservando os nutrientes, tamanho, cor, sabor e aroma. Este processo de desidratação é conhecido por ser utilizado nas comidas dos astronautas.

A retirada da água possibilita a conservação desses alimentos por muito tempo em temperatura ambiente, sem adição de conservantes. O resultado é um produto crocante, leve (pois a maioria dos alimentos possui mais de 80% de água), e com o mesmo tanto de nutrientes.

O fato de utilizar tecnologia para garantir produtos realmente saudáveis, mostra porque a empresa teve seu lugar garantido entre os finalistas do Start-up Innovation Challenge: oferecendo sempre ingredientes funcionais e naturais em seus produtos, mantendo um sabor prazeroso e prezando pela saúde e pela praticidade.

Os snacks saudáveis oferecidos não contêm açúcar, glúten, gordura trans, corantes e/ou conservantes, são naturalmente nutritivos, ricos em proteínas, fibras e vitaminas. Você encontra aperitivos como o Amazon Bites (banana, açaí e Whey Protein), o Snack de grão-de-bico com toque de limão (que pode virar um delicioso hommusse hidratado) e os Chips de coco com pimenta chilli (uma curiosa combinação de ‘super alimentos’ termogênicos).