Barnana: chips saudáveis e ingredientes com toque brasileiro

Com um dos fundadores nascido no Brasil, empresa investe em aperitivos feitos a partir de bananas orgânicas que seriam rejeitadas para exportação

Avatar

Por FoodVentures

20 de julho de 2018 às 17:30 - Atualizado há 2 anos

O nome da startup que produz aperitivos saudáveis chama atenção: a Barnana surgiu em 2010 quando os fundadores, o brasileiro Caue Suplicy (CEO), Nik Ingersoll (CMO) e Matthew Clifford (COO), viram como a banana pode ser um “super alimento”. Segundo informa o próprio site da empresa, o nome Barnana faz referência justamente ao fato de a fruta ser uma “barra energética” natural (do inglês, energy bars).

Quando Caue ainda morava no Brasil, seu pai tinha o costume de desidratar bananas para comer, pois continuavam deliciosas e duravam por meses. Ao se mudar para a Califórnia, onde atuava como triatleta, Caue viu na banana desidratada uma oportunidade de adentrar o ramo foodtech.

Os chips feitos de banana, batata doce e outros vegetais, têm feito sucesso entre os veganos, vegetarianos e consumidores que procuram snacks mais saudáveis. Os aperitivos oferecidos pela Barnana dão água na boca, você encontra chips no sabores sal rosa do Himalaia, sal marítimo e vinagre, churrasco brasileiro e limão de Acapulco. Também comercializam alguns snacks que lembram os nossos “doces de festa junina”, como o próprio doce de banana e pé de moleque. Vale a pena conferir os produtos no site da Barnana!

Todos os alimentos são certificados como sendo sem GMO (alimentos não modificados) e orgânicos – para complementar, prometem combater o desperdício de alimentos. Mesmo em plantações de bananas orgânicas, muitas frutas “imperfeitas” são rejeitadas para exportação. Assim, o pessoal da Barnana utiliza essas frutas que seriam desperdiçadas para criar aperitivos que, além de deliciosos, são saudáveis e dão a energia necessária para a prática de esportes e para a correria do dia a dia.

A banana, junto com o abacate e o tamarindo, faz parte dos alimentos ricos em potássio que são bons para câimbras e afins. No Brasil, produzimos cerca de 600 mil toneladas da fruta por ano, sendo uma das mais consumidas por aqui, e muito popular no mundo todo. A banana é fonte de energia, vitaminas, minerais, fibras e água, além de ser barata, de fácil digestão e muito fácil de comer e preparar receitas.

Infelizmente, os produtos da Barnana são encontrados somente nos Estados Unidos. Por aqui, o petisco tem sido popularizado, mas ainda de modo caseiro e artesanal. Conhece alguma startup brasileira que produz chips de frutas e/ou vegetais? Deixe nos comentários para a gente!

Baixe já o aplicativo da StartSe
App StorePlay Store