Startup vai auxiliar no combate à corrupção no Brasil aumentando transparências

Por Tainá Freitas
16 de Maio de 2018 às 16:39 - Atualizado há 4 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Nos últimos anos, um assunto é alvo de discussão contínua no Brasil: a corrupção. Operações como a Lava Jato e Zelotes trouxeram holofotes nacionais e internacionais para um dos problemas atuais enfrentados no país. Em um ano de eleições presidenciais, o combate à corrupção se faz ainda mais importante – e agora as startups poderão ajudar também nesse setor.
O KICK Ventures lançou e investiu R$ 500 mil na Apoia.Org, uma startup para arrecadação de doações eleitorais. A Apoia.Org conecta doações de eleitores aos candidatos – e, segundo o fundo de investimentos, “de forma transparente e 100% auditada”. A auditoria garante que o limite de doações determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) seja seguido e que o dinheiro vá diretamente para a conta de campanha do candidato.
A plataforma foi homologada pelo TSE para arrecadação e possui máquina de cartão de crédito ou débito, facilitando as doações. A startup já estará operando para as eleições de 2018, conduzindo doações de pessoas físicas – cada pessoa poderá contribuir com até 10% de seu rendimento do ano anterior. Por oferecer uma solução que envolve o mercado financeiro e político, a Apoia é uma fintech promissora – saiba como as fintechs estão revolucionando mercados em nosso e-book gratuito.
A pré-campanha eleitoral já começou e vai até 15 de agosto – os candidatos terão esse tempo para receber a doação das pessoas físicas. A doação de pessoas jurídicas está proibida na plataforma para esta eleição.
“Pelas novas regras do TSE, as doações realizadas no período de pré-campanha serão direcionadas para uma conta vinculada ao CPF do candidato, mas ficarão bloqueadas até o candidato efetivar sua candidatura, em 15 de agosto. Após a homologação da candidatura pelo TSE o candidato poderá ter acesso ao dinheiro doado e caso ele desista ou seja impedido de pleitear o cargo público o valor será devolvido para os eleitores que fizeram doações”, comenta Daniel Callirgos, CEO da Apoia.
Além da KICK Ventures, a startup também recebeu investimentos e apoio do PinBank, brasileira multinacional de meios de pagamento. “A PinBank entrou junto com a Apoia e com a KICK Ventures com a missão de levar seriedade para o processo de arrecadação eleitoral, acreditamos que pela primeira vez temos a chance e expertise para levar aos candidatos e sobretudo, para o eleitor brasileiro algo jamais visto na história desse país”, pontua o CEO da PinBank, Ricardo Barletti.
A Apoia.Org auxilia no combate à corrupção ao oferecer uma plataforma aberta e transparente para doações em campanhas de candidatos. A falta de transparência em doações de campanhas é uma das principais fontes de corrupção no país atualmente.
“A democracia padece de tecnologias anticorrupção e transparência. Em busca de um legado e impacto, estamos lançando esta Startup destinada a atender demandas regulatórias e agilidade aos eleitores, candidatos e partidos políticos em todo o ciclo de doação, marketing, meios de pagamento e prestação de contas ao TSE”, finaliza Raphael Mielle, Head of Investiments e M&A da KICK Ventures.
Quer ficar por dentro de todas as novidades de startups? Assine a nossa newsletter:

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários