Nubank que se cuide! Beblüe lança cartão de crédito sem anuidade e 100% digital
Por Isabella Câmara
28 de agosto de 2018 às 17:57 - Atualizado há 4 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Aproveitando o sucesso de fintechs como Nubank e Neon, o aplicativo de desconto e cashback Beblüe lançou, nesta terça-feira (28), o seu próprio cartão de crédito – também sem anuidade e completamente digital. Porém, diferente de outras fintechs, o novo cartão Beblüe não possui versão física e, consequentemente, não tem nenhuma bandeira vinculada. Justamente por isso, outra diferença do serviço em comparação a suas concorrentes, é que o mesmo só funciona nos estabelecimentos credenciados no aplicativo.
Para utilizar o cartão Beblüe, que possui mais de um milhão de usuários na fila de espera, o usuário precisa somente informar o CPF no caixa e digitar a senha escolhida no aplicativo. No futuro, de acordo com Daniel Abbud, cofundador e CEO da Beblüe, também será possível realizar compras e pagá-las por meio da tecnologia NFC, a qual o cliente apenas aproxima o celular das máquinas de pagamento.
“Não queremos ficar limitados a uma única opção de pagamento. Começamos pelo CPF e senha porque com a NFC o cliente fica dependente do celular. Se acabar a bateria ou se não houver internet, ele consegue finalizar a compra mesmo assim”, diz Abbud em entrevista à Exame. “Quando falamos em cartão de crédito, falamos em um identificador atrelado a uma senha. O que fazemos é a mesma coisa, mas sem o plástico. Cada vez mais o pagamento vai migrar para o ‘cardless’, o ‘mobile’. A maior parte do volume transacionado na China, por exemplo, é via ‘mobile’. No Brasil, o movimento é sempre tardio, mas eu diria que em cinco anos a maioria das pessoas já vão estar pagando via celular”, explica.
Como funciona para o cliente? E para o estabelecimento?
Para solicitar o cartão de crédito Beblüe, o cliente precisa se cadastrar no aplicativo, disponível para Android e iOS, e escolher um limite de crédito – que vai de mil a 10 mil reais. Mas assim como o Nubank, o novo cartão da Beblüe precisa de aprovação e quem já é usuário do serviço de cashback tem mais chances de conseguir o limite de crédito desejado, tendo em vista que o histórico de utilização do aplicativo também será uma referência na hora de definir o crédito que cada cliente terá. Além do histórico do aplicativo, a análise e aprovação de crédito será feita em conjunto com as instituições financeiras parceiras da fintech.
Após a aprovação do cadastro, o cliente pode escolher as datas de vencimento da fatura do cartão de acordo com as cinco datas que o aplicativo disponibiliza. Assim como outras fintechs, o cartão Beblüe encontra nos juros uma fonte de receita – nele, os juros vão de 7,99% a 16,90% ao mês, de acordo com o score de crédito de cada pessoa. Além disso, o cartão também permite que o consumidor contrate créditos emergenciais caso haja algum contratempo com o limite atual.
Com a fatura fechada, o cliente pode pagar o boleto em qualquer banco, parcelar o saldo e até mesmo optar por pagar o valor mínimo fatura. Por meio do aplicativo, o usuário do serviço também pode aumentar seu limite, bloquear o cartão, trocar de senha, acompanhar sua fatura e até mesmo verificar os estabelecimentos que aceitam o Beblüe como forma de pagamento.
Atualmente, o Beblüe possui 15 mil estabelecimentos credenciados no serviço, mas o número tende a aumentar – de acordo com Abbud, por mês, cerca de três mil novos estabelecimentos são cadastrados na base de parceiros. A taxa cobrada das lojas credenciadas, segundo a empresa, varia de 1,99% a 5% sobre o valor das compras, dependendo do segmento do negócio. “É um preço justo que os comerciantes pagam para que a gente assuma o risco de crédito da compra e para que ele tenha a garantia de que será pago pela venda”, defende o CEO.
Sistema de cashback
Os clientes que utilizarem o cartão de crédito Beblüe em estabelecimentos parceiros receberão, em troca, um percentual de cashback. Assim como no serviço que a fintech já utilizava, o valor que retornará para o cliente estará disponível no aplicativo – podendo ser utilizado para fazer novas compras ou transformá-lo em pontos Multiplus.
“Estamos negociando com alguns programas de milhagens e, em breve, os usuários poderão escolher se querem receber o percentual de cashback de cada compra em dinheiro ou pontos/milhas, ou ainda uma parte em dinheiro e outra parte em pontos/milhas”, revela Abbud. “Os benefícios que o cliente ganha por utilizar um determinado meio de pagamento hoje fazem toda a diferença na hora da escolha de qual ele irá utilizar no dia a dia. Por esse motivo, nos preocupamos muito com isso.”

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários