Ferramenta digital dá adeus ao recadinho de papel na agenda escolar

Avatar

Por Júnior Borneli

11 de Maio de 2015 às 09:41 - Atualizado há 5 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Um dos piores pesadelos de qualquer pai é deixar o seu filhote de fora da brincadeira. Foi exatamente isso que aconteceu com o Carlos Alan, desenvolvedor, pai da pequena Alana, depois que se esqueceu de comprar uma máscara para a festinha de Carnaval na escola da filha. Na correria do dia-a-dia, o lembrete de papel ficou perdido entre pilhas de comunicados na agenda.

Felizmente, ele conseguiu canalizar a velha culpa paterna de uma forma mais produtiva. Depois de participar de um Startup Weekend em Fortaleza, o que antes era uma fonte de frustração desse pai se transformou em negócio. Além do Carlos Alan, os cofundadores Anderson Morais, Pietro Occiuzzi e Fernanda Catunda juntaram forças para criar o aplicativo multiplataforma AgendaKids.

O que foi determinante para que Boo-Box, 99 Táxis e ZeroPaper conquistassem investimento e atingissem o sucesso? Descubra no curso A CHAVE DO SUCESSO DAS STARTUPS e vá para o topo! Apenas R$ 29,90. 

O funcionamento básico da ferramenta é simples. Através de um aplicativo para smartphone, por e-mail ou pela plataforma web, os pais têm acesso em tempo real aos comunicados enviados pela escola. Além disso, podem acompanhar com mais agilidade a rotina escolar de seus filhos. Como as informações estão sempre disponíveis, fica bem mais fácil organizar as atividades das crianças. Para quem passa o dia inteiro no trabalho e só pega os pequenos na escola no final do dia, receber um lembrete bem na hora de providenciar aquela foto especial para o dia das mães no intervalo de almoço faz uma enorme diferença.

A ferramenta também é uma mão na roda para as escolas. Ao abrir um canal de comunicação online seguro e privado com as famílias, os colégios oferecem uma oportunidade para que os pais possam mandar mensagens e tirar dúvidas sem ter que esperar para ler o recado na agenda somente ao chegarem em casa. Isso reduz de forma significativa os ruídos de comunicação entre os responsáveis e as escolas, permitindo melhorias nos processos de troca de informações e no gerenciamento da equipe. Além disso, a redução de gastos com papel, impressões e cópias promove a sustentabilidade no ambiente escolar.

No final de 2014, o AgendaKids recebeu uma menção honrosa como um dos três projetos mais inovadores voltados para a educação, de acordo com o Desafio Inovação na Educação, ficando também entre os 10 finalistas do Desafio Brasil dentre os mais de 1.200 projetos inscritos.

Segundo Fernanda Catunda, co-fundadora, grande parte da procura pelo serviço vem dos próprios pais, que podem solicitar uma visita à escola pelo site do AgendaKids (www.agendakidsdigital.com) ou pelas redes sociais, e a recepção tem sido calorosa. Para quem quiser saber mais sobre esse projeto inovador, a Equipe AgendaKids vai marcar presença na feira Bett Educar 2015, um dos maiores eventos de educação da América Latina que acontecerá entre os dias 20 e 23 de maio em São Paulo.

Contrariando o ditado segundo o qual “em casa de ferreiro, espeto de pau”, a escola da Alana agora usa o AgendaKids e esse ano ela foi para o baile com a fantasia completa.