“Eu me demitiria se trabalhasse em um lugar assim”, diz 7º mais rico do mundo

Bezos supostamente se interessa em montar um ambiente de trabalho saudável – mas talvez tenha perdido a noção do que acontece na organização

Avatar

Por Da Redação

17 de agosto de 2015 às 16:06 - Atualizado há 5 anos

SÃO PAULO – Jeff Bezos, o 7º homem mais rico do mundo, tomou um choque ao abrir o famoso jornal The New York Times e ler uma matéria gigantesca sobre as condições de trabalho na Amazon, a empresa que ele fundou quase 20 anos atrás. E resolveu mandar um e-mail para seus funcionários para esclarecer, falando que não trabalharia nesta empresa. 

O e-mail, vazado pelo MarketWatch, mostra o quanto Bezos supostamente se interessa em montar um ambiente de trabalho saudável – mas talvez tenha perdido a noção do que acontece na organização.

Confira:

Caros Amazonians, 

Se você ainda não leram, eu recomendo que vocês leiam com cuidado esse artigo (muito grande) do New York Times: 

http://www.nytimes.com/2015/08/16/technology/inside-amazon-wrestling-big-ideas-in-a-bruising-workplace.html 

Também recomendo vocês a lereem essa outra visão de outro Amazonian: 

https://www.linkedin.com/pulse/amazonians-response-inside-amazon-wrestling-big-ideas-nick-ciubotariu 

Esse é o motivo para que eu escreva para vocês. O artigo do NYT descreve uma série de anedotas chamando a atenção para práticas de gestão surpreendentemente cruéis, incluindo as pessoas serem tratadas sem nenhuma empatia durante tragédias familiares ou problemas sérios de saúde. Esse artigo não descreve a Amazon que eu conheço ou os carinhosos Amazonians que eu trabalho com todo dia. Mas você se você conhece alguma dessas histórias reportadas, quero que você escale para o RH. Você também pode me enviar um e-mail diretamente para <e-mail do Jeff Bezos>. Mesmo se for raro ou isolado, nossa tolerância para a falta de empatia precisa ser zero. 

O artigo continua reportando anedotas isoladas. Ele diz que nossa intenção é criar um ambiente de trabalho sem alma, distópico, onde nenhuma diversão é feita e nenhuma risada é ouvida. Novamente, eu não reconheço essa Amazon e eu espero que você também não. Menos especificamente, eu acho que nenhuma companhia com essa atitude pode sobreviver, muito menos ter um bom desempenho, no mercado de trabalho altamente competitivo de tecnologia de hoje. As pessoas que contratamos são os melhores dos melhores. Vocês são recrutados todos os dias por outras companhias excelentes e podem trabalhar onde quiserem.

Eu acredito fortemente que qualquer um trabalhando em uma companhia como a descrita pelo NYT estaria louco para sair. Eu sei que eu sairia.

Mas espero que você não reconheça a companhia descrita. Espero que você esteja se divertindo com seus colegas de trabalho, ajudando a inventar o futuro e rindo muito enquanto isso.

Obrigado,,

Jeff