Escolas e faculdades economizam tempo e dinheiro com plataforma criada por startup mineira

Solução, que é baseada em inteligência artificial e modelos matemáticos, auxilia na elaboração de horários escolares e já tem mais de cinco mil instituições

Avatar

Por Da Redação

8 de dezembro de 2015 às 16:50 - Atualizado há 4 anos

Muitas escolas e faculdades já perceberam que gerar grades de horários otimizadas em função das necessidades da instituição resultam em economia de tempo e dinheiro. Mas a construção desses quadros é complexa, envolve muitas pessoas e demora semanas ou até meses. E mesmo assim os horários podem não atender aos pedidos dos professores.

Pensando em resolver esse problema, a startup mineira 4cis desenvolveu a plataforma Cronos, que tem como objetivo criar de forma automática horários para instituições de ensino. O sistema web utiliza inteligência artificial e modelos matemáticos para garantir a geração de horários com qualidade.

Segundo Leonardo Ciscon, co-fundador da startup, a economia gerada pelo sistema não se limita ao tempo necessário para elaborar o horário e a quantidade de profissionais envolvidos, mas, principalmente, na redução de custo com a eliminação de janelas. “Muitas escolas têm custos com professores que permanecem na instituição, mesmo nos horários em que não ministram aulas. O sistema reduz ao máximo estes horários vagos”, explica.

Um dos diferenciais do Cronos é o módulo inteligente de geração de horários, capaz de validar os dados cadastrados e apontar para o usuário pontos críticos que devem ser corrigidos para resultar em um horário de qualidade. Além disso, o sistema possui ainda um módulo de trocas automáticas que permite a instituição melhorar ainda mais o horário.

A startup já conta com mais de 5.000 instituições de ensino cadastradas e tem atraído a atenção de investidores. Segundo Leonardo, o próximo passo é investir em marketing para conquistar mais escolas e faculdades, com atenção especial para as prefeituras e governos estaduais, além de clientes internacionais.

Para conhecer a solução acesse http://cronostimetable.com (disponível em português e inglês).