Empresa lança totem que carrega celular com energia solar

Avatar

Por Juliana Américo

23 de março de 2015 às 09:40 - Atualizado há 6 anos

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora
Logo Cyber Monday 2020

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

SÃO PAULO – Recentemente publicamos uma matéria sobre como tentar preservar a bateria do seu celular. No entanto, por mais que você se esforce, uma hora a bateria vai acabar e não é fácil encontrar um lugar para recarregar o aparelho quando se está fora de casa.

Pensando nisso, a empresa pernambucana SiliconReef desenvolveu um totem de rua onde qualquer um pode recarregar seu celular de forma gratuita. Até aí, tudo bem, mas o grande diferencial é que a eletricidade é fornecida por energia solar.

Funciona assim: a luz do sol é captada por um painel e fica armazenada em uma bateria que distribui a energia para os conectores. Além disso, ela também funciona durante a noite, já que a energia do dia fica acumulada no mecanismo.

A primeira estação foi lançada em janeiro de 2014 – já é possível encontrar duas estações: uma em Porto de Galinhas e outra na Praça do Arsenal – e comporta até seis usuários. O layout do projeto piloto foi baseado na cultura de Recife, sendo que o totem é coberto por um guarda chuva inspirado no Frevo.

Agora, a startup criou, em parceria com empresa holandesa de design Spark, um novo totem com layout menor. Foram investidos cerca de R$ 100 mil no desenvolvimento dos dois modelos.

A meta é terminar o ano com 30 totens novos, sendo a região Sudeste o principal foco dessa expansão.