Empresa cria app que pode danificar toda a internet… e Apple autoriza

Da Redação

Por Da Redação

6 de outubro de 2015 às 12:22 - Atualizado há 5 anos

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora
Logo Black Friday 2020

Nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

SÃO PAULO – Muito tem se falado sobre aplicativos que bloqueiam anúncios em navegadores comuns – e o quanto isso pode modificar a internet por prejudicar sites gratuitos que vivem da venda de publicidade. Mas há uma nova modalidade que é ainda mais danosa: aplicativos que bloqueiam anúncios em outros aplicativos. 

É o que faz o Been Choice, que pode bloquear até anúncios dentro do aplicativo do Facebook (imagine ter de pagar para usar a rede social) e até mesmo do Apple News. É surpreendente, porém, que a Apple deixou o Been Choice ser distribuído pela App Store – já que pode até mesmo danificar as receitas da empresa. 

A técnica de bloqueio da Been Choice é um pouco diferente. Ela detecta o tráfego de anúncios através de uma rede virtual e bloqueia, da mesma forma que uma empresa bloqueia o envio de certas informações através de suas redes. Esse tipo de bloqueio já é proibido desde 2013 pelo Google por violar o acordo de distribuição de aplicativos. 

Para a empresa, é surpreendente que a Apple tenha permitido o aplicativo ser distribuído na Apple Store, mas entende que a empresa realmente tem o interesse em proteger a privacidade do usuário. 

Uma novidade no Been Choice pode transformar o aplicativo em algo interessante: você pode tanto bloquear os anúncios (que resulta na economia de dados) quanto começar a receber alguma quantia por permitir a divulgação deles. Alguns usuários conseguem ganhar até US$ 20 por mês usando o aplicativo.