Escola aposta em robótica como forma de ensino
Por Isabela Borrelli
5 de abril de 2018 às 14:41 - Atualizado há 4 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Robótica é uma tendência inegável da nova economia: essas máquinas já substituem mão-de-obra humana em fábricas (como é o caso da Tesla), ajudam a faxina da casa (a exemplo dos robôs aspiradores de pó) e muito mais. Serviços repetitivos e maçantes não serão mais realizados por humanos, mas por robôs. E não há mais volta.
O interesse por robôs é crescente e isso não acontece só com adultos. Crianças também estão cada vez mais entrando em contato com a tecnologia desde cedo. Aulas de robótica já começaram a invadir salas de aula de escolas tradicionais e também a serem foco principal de algumas instituições.
Esse é o caso da LA Robótica Educacional, escola fundada há mais de 10 anos por Leandro Augusto Domingues Alves, em Curitiba. Com o objetivo de fornecerem educação tecnológica para crianças de 5 a 14 anos, as aulas trabalham conceitos interdisciplinares relacionadas a matérias como matemática, física, eletrônica e informática.
A importância da aprendizagem de robótica é clara: em um mundo onde cada vez mais os robôs estão presentes, é preciso que alguém elabore-os e os construa. Além disso, segundo Alves, a robótica surge como uma forma de aprendizagem instigante e divertida para as crianças. “Muitas vezes, as crianças não sabem para que serve algumas teorias matemáticas ou físicas. A robótica é aquela prática que mostra onde os alunos vão usá-las e, a partir daí, o conhecimento das crianças começa a ampliar”, revela.
Para isso, ao invés de fornecer peças prontas, que só exigem que o robô seja montado e desmontado de diversas formas, Alves aposta no conceito de robótica educacional. No caso, o método se diferencia por trazer uma base teórica sólida acompanhada de muito planejamento e prática em todas as etapas.
“No caso da LA Robótica Educacional, lançamos uma proposta de projeto, estudamos e discutimos com os alunos os conceitos científicos antes e durante o processo de construção dos robôs de forma investigativa e interdisciplinar. Atendendo os desafios da cultura “maker” iniciamos o processo de construção e montagem. É um processo bem completo”, afirma o idealizador do projeto.
O sucesso da escola não se resume à empolgação das crianças, uma vez que muitos pais chegam com grandes expectativas, querendo inclusive participar mais ativamente do aprendizado dos filhos. Dessa forma, devido à demanda de muitos pais que querem ter oficinas nas próprias casas, a iniciativa está prestes a dar um novo passo: apostar em quiosques de shoppings que disponibilizem os projetos de robótica da escola.
Gostou do projeto? A LA Robótica Educacional estará presente no Startup Village na EdTech Conference, dia 18 de abril. Garanta a sua vaga no evento e fique por dentro das últimas inovações no mundo da educação!

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários