Como a inteligência artificial está melhorando processos na educação

Tainá Freitas

Por Tainá Freitas

14 de março de 2018 às 16:41 - Atualizado há 3 anos

Logo Black Friday 2020

Nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora

O número de plataforma de cursos online está crescendo, trazendo outras formas de aprendizado e novas ofertas de conteúdo. E é justamente a grande oferta de conteúdo que está dificultando que os usuários encontrem os cursos online mais adequados às suas necessidades.

Para resolver o problema, a Udacity, plataforma de cursos online criada em 2012 por dois professores de Stanford – Sebastian Thrun e Peter Norvig – está utilizando inteligência artificial.  A plataforma conta hoje com 160 mil estudantes de todo o mundo e centenas de cursos disponíveis.

A Udacity realizou uma parceria com a Passage AI, uma startup especializada em interfaces conversacionais. No site da Udacity há um chatbot que ajuda os estudantes que visitam o site da Udacity a escolherem cursos.

“Nossos estudantes estão procurando por orientação e respostas rápidas para dúvidas que possuem enquanto navegam nossa lista de cursos”, disse Sam Mazaheri, diretor de marketing digital na Udacity. “É importante para eles encontrarem aulas que se adequam às necessidades e nível de experiência. Um chatbot pode prover respostas imediatas para respostas comuns, dando aos estudantes confiança de que estão entrando no curso certo na Udacity”.

O chatbot da Passage AI utiliza um processo natural de linguagem (NPL), uma inteligência artificial que permite o software analisar e responder perguntas. O processo utilizado pela startup permite que chatbots interajam de maneira mais casual.

A novidade foi inicialmente testada por 5% de visitantes da Udacity, tornando-se disponível para todos os visitantes posteriormente. De acordo com o CEO da Passage AI, Ravi Raj, houve um aumento de 40% nos cliques, o que indica que os alunos estão mais certos do que querem e realmente encontrando os cursos que desejam.

O mundo está mudando e novas formas de educação estão surgindo – é o caso da própria existência da Udacity, por exemplo, que utiliza a tecnologia para escalar seus cursos e conta ainda com o auxílio da inteligência artificial. Para conhecer outras formas que a educação está sendo impactada pela tecnologia, leia o nosso e-book gratuito sobre EdTech.

(Via Venture Beat)

[php snippet=5]