Edtech estimula retenção de conhecimento através de storytelling e gamificação

Tainá Freitas

Por Tainá Freitas

4 de abril de 2018 às 11:57 - Atualizado há 3 anos

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora

Demetrius Lima é um empreendedor em série que atua principalmente no setor de educação. Durante sua experiência em uma empresa de e-learning, que promove o aprendizado através da internet, o empreendedor percebeu um problema: as pessoas não estavam retendo o conteúdo aprendido.

Lima entendeu que os alunos permaneciam apenas informados, não capacitados, como era a intenção inicial. Por isso, começou a idealizar uma solução. Para encontrá-la, o empreendedor estudou em Stanford, buscando tecnologias para ajudar na retenção do conhecimento. Em 2008, criou a Sábia Experience: uma startup de educação que estimula a retenção do conteúdo através de educação imersiva. A educação imersiva força os alunos a se colocarem na situação, facilitando a retenção do aprendizado através da própria experiência.

“O e-learning não atendeu a todos, principalmente nos conteúdos operacionais das organizações, que é a base da pirâmide. A nossa plataforma consegue atingir porque pensamos nisso”, comentou o CEO da Sábia Experience. A solução da Sábia Experience consegue chegar inclusive em ambientes remotos, com difícil acesso à internet – como plataformas marítimas de petróleo, por exemplo.

“Temos treinamentos nossos que chegam dentro de plataformas marítimas da Petrobrás, por exemplo, através de uma mesa interativa. Na plataforma não pode usar celular ou tablet, os computadores são restritos e a internet é via satélite e cara, então mandamos uma mesa interativa por helicóptero. A mesa é instalada no refeitório e os operários fazem o treinamento de segurança do trabalho dentro do refeitório, jogando em grupo”, explicou o CEO da Edtech.

A gamificação permite que histórias reais sejam simuladas em um ambiente seguro, permitindo que os operários aprendam em situações reais, mas sem quaisquer perigos. “É muito mais eficiente do que apenas repassar um monte de normas e esperar que os colaboradores as decorem. Na solução, simulamos o que eles devem fazer, os colocando na situação”, comentou Demetrius Lima.

Para a Sábia Experience, as histórias são as maiores responsáveis por engajar alunos, permitindo ainda que qualquer contexto seja abordado na gamificação.  “Na nossa inovação, o trabalhador interage, imerge, engaja e aprende”, afirmou o CEO.

A startup cria o próprio conteúdo de aprendizado utilizando storytelling e gamificação ou dá as ferramentas para as empresas criarem, vendendo apenas o licenciamento da solução. Mas, se desejado, a própria edtech também cria o conteúdo.

A liberdade de criação permite que as empresas ensinem o conteúdo desejado para seus colaboradores ou ofereçam a solução como um benefício aos próprios clientes, evoluindo o negócio de B2B para B2B2C. Universidades e outras instituições de ensino podem oferecer a ferramenta como mais uma forma de aprendizado aos seus alunos, por exemplo.

Durante sua trajetória, Demetrius Lima encontrou mais 3 sócios – que hoje também são diretores do negócio – para participarem do empreendimento. A edtech contou ainda com o aporte de um fundo de investimentos, que se tornou a quarta sócia da Sábia Experience. Nos 7 anos de existência, a edtech arrecadou cerca de R$ 15 milhões – e deve abrir em breve mais uma rodada série B, segundo o CEO da startup.

Internacionalização

A startup foi criada em Florianópolis, Santa Catarina, local onde até hoje estão concentradas suas iniciativas de pesquisa e desenvolvimento. Mas a edtech também possui sede de administração em São Paulo e atendimento no Rio de Janeiro. Agora, a Sábia Experience está em fase de internacionalização, fazendo negócios com players dos Estados Unidos, Nova Zelândia, México e Canadá.

A Sábia Experience é uma das startups que participarão do EdTech Conference, evento realizado pela StartSe que reunirá as maiores inovações em tecnologia que estão revolucionando a educação. Conheça a programação e garanta o seu ingresso aqui.

[php snippet=5]