“A educação resolverá qualquer problema do mundo”, diz professor da Udemy

O professor da Udemy Chris Haroun discutiu o futuro da educação no Silicon Valley Conference deste sábado (29); para ele, a computação em nuvem transformará o setor

0
shares

Em uma palestra animada na qual trouxe os espectadores para o passado e futuro, Chris Haroun – professor na plataforma de cursos online Udemy e investidor no Vale do Silício – esteve no Silicon Valley Conference promovido pela StartSe neste sábado (29).

O professor fez uma grande reflexão sobre o setor de educação – para ele, é inaceitável como os conteúdos que nos ensinam hoje são os mesmos que nos ensinavam há 100 anos atrás. Além disso, ele comentou como a educação ainda não é um direito acessível para todas as pessoas do mundo e como os grandes empreendedores – como Jeff Bezos e Elon Musk – podem ajudar a mudar essa realidade.

Em sua fala, o palestrante levou os participantes do evento de volta ao passado em uma viagem semelhante ao filme “De Volta para o Futuro”, com direito a uma nova roupa para representar a época – um colete vermelho de espumas. Haroun citou o importante discurso de Ronald Reagan em 1987, em que o então presidente dos Estados Unidos incentivava que Mikhail Gorbachev – Secretário Geral do Partido Comunista da União Soviética – derrubasse o Muro de Berlim. O presidente disse, em frase icônica: “Senhor Gorbachev, derrube esse muro!”.

Haroun trouxe esse exemplo porque, para ele, a computação em nuvem (ou cloud computing) foi tão importante para nós quanto a queda do Muro de Berlim e esse discurso para a época. “A computação em nuvem é algo que está mudando o mundo e a nossa geração. Airbnb, Uber e até o Fortnite [jogo de sobrevivência tendência ultimamente] são empresas enormes que rodam inteiramente dentro da nuvem da Amazon, a Amazon Web Services”, disse o professor da Udemy, que destacou ainda que esse tipo de tecnologia fica mais acessível a cada ano.

A computação em nuvem também permite a criação de empresas como a própria Udemy, que é uma plataforma de ensino online através de vídeo-aulas, em que os usuários podem aprender de qualquer lugar desde que tenham um computador ou celular e acesso à internet. “O celular é a nova sala de aula”, destacou Chris Haroun.

É claro que, ao mesmo tempo em que possibilita um maior número de alunos, essas plataformas também permitem que as pessoas se tornem professores – e eles também precisam das mesmas ferramentas. “Qualquer um aqui pode ensinar online, tudo o que precisa é de um celular com câmera – esse celular já terá um melhor processador do que um computador de 1990”, comentou o palestrante.

Com essas facilidades, um novo modelo de negócio surgiu em que é mais fácil se tornar professor ou aluno, auxiliando na democratização do conhecimento e gerando renda a partir disso. “Os professores não fazem isso por dinheiro, e é maravilhoso, mas uma corrida pelo ouro vai começar – e é do ensino online”, previu Haroun. “Um médico ou advogado podem tratar apenas um cliente por vez, enquanto os professores podem ensinar milhões de pessoas no mundo – é escalável, por isso irá funcionar. O capitalismo vai ajudar a melhorar a educação, e eu aposto minha carreira nisso”.

Lifelong Learning

O professor da Udemy incentivou que os profissionais que estivessem infelizes em seus empregos continuassem em busca de suas paixões, afirmando que um bom caminho é realizando cursos online. “Se você está frustrado com o seu trabalho, digo do fundo do meu coração que isso é uma coisa boa – é com a frustração que vem o desejo de mudar. Aprenda com outras pessoas que têm sucesso no mundo e transforme essa frustração em motivação”, aconselhou.

Após levar os espectadores em uma viagem pelo passado, o palestrante trouxe-os também para o futuro (em que o Brasil ganha a Copa do Mundo, diga-se de passagem). Lá, ele abordou o tema Lifelong Learning, que é uma educação contínua por toda a vida. “O Lifelong Learning irá te ajudar a encontrar suas paixões, e você saberá quando encontrá-las. Teste os seus limites, aprenda habilidades de forma online – você pode fazer isso em qualquer lugar do mundo, em qualquer idade”, afirmou.

Para Chris Haroun, será a educação que irá mudar o mundo – e teremos bons dias pela frente. “Não precisamos mandar soldados para o mundo para resolver guerras que não entendemos porque existem. Só precisamos de uma palavra: educação”, afirmou. Agora, parece que temos algumas das ferramentas necessárias para tal.

Foto: Eduardo Viana

Junte-se a mais de 400.000 Empresários e Profissionais Para Conhecer os Negócios Mais Disruptivos do Mundo!

switch-check
switch-x
Nova Economia
switch-check
switch-x
Empreendedores
switch-check
switch-x
Investimentos
switch-check
switch-x
Startups
switch-check
switch-x
Ecossistema

Comentários