Edtech auxilia jovens a escolher curso superior através de teste online

Por Tainá Freitas
29 de março de 2018 às 16:04 - Atualizado há 4 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Em 2014, 1 milhão de pessoas se formaram no ensino superior, enquanto 1,2 milhões de alunos trancaram suas matrículas, segundo a Folha. Entre os motivos, está a falta de identificação com o curso escolhido e altos preços impostos pelas instituições de ensino superior.
Rodrigo Wazlawig, psicólogo e empreendedor, criou uma solução para que alunos tenham uma maior certeza do curso que escolheram: a Bearings Vocacional. A edtech – startup de educação – oferece serviços de orientação profissional online para jovens, auxiliando na difícil escolha de curso e instituição de ensino.
Os testes mensuram desde o tipo de ambiente de trabalho que o candidato gostaria de ter a todos os seus interesses. “Todas as questões estão divididas em 7 blocos de atividade. O candidato responde as perguntas e vamos construindo um perfil”, comentou Rodrigo Wazlawig.
A cada teste realizado, os resultados se combinam e passam por um funil, tornando-se mais assertivos. No fim, o candidato sabe qual é a área em que possui maior afinidade (humanas, biológicas ou exatas), e tem acesso aos cursos mais indicados ao seu perfil e onde estão disponíveis nas instituições mais próximas.
“No início, a startup era só um apoio do meu trabalho como psicólogo nas escolas, onde eu fazia palestras sobre vestibulares e enem. Com o tempo, comecei a não dar mais conta e procurei sócios”, explicou o empreendedor. Na época, Rodrigo entrou em um programa de empreendedorismo da faculdade, trazendo o único projeto que não era feito por estudantes de engenharia.
O empreendedor encontrou seus sócios de maneira orgânica, em um evento sobre educação e startups. Na época, os sócios estavam construindo uma plataforma de carreiras que mostrava o dia a dia das profissões – um problema também frequentemente enfrentado pelos estudantes é que eles possuem uma expectativa sobre a profissão, mas a realidade é outra, o que buscavam solucionar. Ricardo Ruppel Paraná Junior, Rodrigo Esperança Cunha Pimentel de Meira, Fernando Dufour se juntaram à Rodrigo Wazlawig e hoje lideram a edtech.
Os novos sócios trabalharam por um mês juntos até oficializar a nova gestão e entraram em um programa de pré-aceleração do Sebrae em Curitiba, Paraná – onde a startup foi fundada -, chamado Epifania. No período, os sócios aumentaram a sinergia e experimentaram 6 meses de análise do mercado, relacionamento, gestão e validação da solução.
A Bearings Vocacional ainda participou do programa do Sebrae Inovativa Brasil, destacando-se como a startup de educação. Durante a trajetória, a startup recebeu investimentos três vezes, e os três investidores também participam da gestão do negócio.
Modelo de negócios
O serviço de orientação aos estudantes oferecido aos estudantes é gratuito e chamado de “QueCurso”. O modelo de negócios da edtech é realizar parcerias com instituições de ensino para exposição de marca e trazer leads qualificados ajudando na captação de alunos. “Nós conectamos pessoas que têm interesse em estudar com instituições que querem oferecer cursos”, comentou o fundador da startup.
Para Rodrigo Wazlawig, a tecnologia atua como um facilitador no ingresso de estudantes em cursos superiores. “O principal papel da tecnologia na educação é a inclusão. Uma parte da população que antes, por um motivo ou outro, ficava distante ou até excluída do acesso à educação de qualidade, agora pode assistir uma videoaula na internet com um professor de um cursinho que ele não tem condições de pagar ou é longe de onde mora”, comentou.
Os próprios cursos superiores online possibilitam que os alunos paguem um valor mais acessível e possam se qualificar para o mercado de trabalho, citou Wazlawig. “A tecnologia também possibilita o acesso a tecnologias inclusivas pra pessoas que tem deficiências, por exemplo”.
A Bearings Vocacional é uma das edtechs que participarão da nossa Startup Village, marcando presença no evento EdTech Conference e tendo acesso em primeira mão de como a tecnologia já está revolucionando a educação. Conheça essa e outras startups de educação na EdTech Conference!
[php snippet=5]

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários