Dividir para crescer: como a Orgânico adotou o modelo de partnership para atrair talentos

Por StartSe
4 de novembro de 2020 às 15:53 - Atualizado há 2 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Qual caminho você optaria para crescer sua empresa: dividir ou se unir? A Orgânico Gourmet, foodtech de comida orgânica ultracongelada, fez os dois. A companhia recentemente realizou uma fusão com uma concorrente, a Keep Light, ao mesmo tempo em que opera no modelo de “partnership”.
Criada em 2019, a Orgânico se encontrava com o produto validado no mercado quando decidiu escalar sua operação. “A aproximação com a Keep Light aconteceu através do investidor Felipe Goron, que conhecia as duas empresas e viu o potencial de aproximação entre elas”, conta Luciano Touguinha de Castro, cofundador e CEO da Orgânico Gourmet, em entrevista à StartSe.
Hoje, as companhias oferecem os alimentos ultracongelados com foco em saúde. “Não vendemos emagrecimento, vendemos uma alimentação saudável e saborosa. Os alimentos são 100% orgânicos e este é um movimento que traz mais respeito ao pequeno produtor, sociedade e para o planeta”, descreveu Castro.
A adoção da partnership
Embora tenha sido fundada por Luciano Touguinha de Castro (chefe de receita da companhia) e André Galante (chef de cozinha da startup), atualmente a Orgânico Gourmet possui seis sócios que atuam ativamente. “Por ser uma empresa nova e ainda com caixa negativo, optamos por esse modelo para trazer pessoas sêniores que aceitassem equity como composição de remuneração”, contou Castro.
Conheça o modelo de partnership e como adotá-lo na sua empresa
O “equity” são ações da companhia. À medida que o valor de mercado da empresa cresce, o valor das ações aumenta. A iniciativa permite que os sócios trabalhem em conjunto com este fim. Luciano descreve sua experiência até agora: “É um nível de energia e apego com a empresa que eu nunca vi no setor corporativo. Conseguimos fazer isso de forma divertida, com pessoas que confiamos”.
Rosi Rodrigues é uma das sócias que entrou na companhia por este modelo e hoje é responsável pelo setor de vendas para mercados que vendem diretamente ao consumidor (B2B2C). Já Luiz Eduardo Mazarotto, outro sócio, é responsável pela venda direta para empresas (B2B).
Outro sócio recente que entrou para a operação da Orgânico Gourmet é David Guzmán, que foi Diretor Técnico de Operações na JV Nestlé & Fonterra, indústria de alimentos láctos refrigerados. A última adesão ao time foi Betina Sehbe, fundadora da Keep Light, devido à fusão.
“Hoje a partnership é a base do nosso negócio. Já trabalhei no mundo corporativo formal e é muito chato. Não há incentivo para dobrar a receita, por exemplo, devido a uma estrutura hierárquica que não é recompensada pelo esforço”, conta Castro.
Tornando-se sócio
O modelo de partnership não é utilizado apenas na atração de talentos experientes à companhia, mas também como gratificação aos que já estão trabalhando na Orgânico. “Dividir para crescer é o que estamos construindo. Temos várias pessoas que trabalham indiretamente conosco que começamos a discutir formas de reconhecer e recompensar com equity”, o fundador da empresa. Ele foi um dos alunos do curso “Sociedade e Cultura” da StartSe, no qual pode aprender o modelo de partnership para aplicá-lo na própria empresa.
Atualmente, a Orgânico Gourmet deixou de ser uma cozinha de ultracongelados e se tornou uma indústria. A chegada dos novos sócios e a fusão com a Keep Light fortaleceu a companhia, que hoje tem a missão de transportar comida congelada 100% orgânica para o mundo inteiro. A empresa chega para rivalizar com uma gigante brasileira do setor, a LivUp.
Uma das metas a serem batidas pela Orgânico Gourmet, neste momento, é de crescer 10 vezes nos próximos dois anos. E a companhia espera continuar usando o método de partnership para atrair talentos e fortalecer cada vez mais a companhia, dividindo para que possa dar saltos ainda mais altos.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários