Depois de críticas, Zuckerberg se explica: "não estou só doando meu dinheiro"

Avatar

Por Paula Zogbi

4 de dezembro de 2015 às 11:41 - Atualizado há 5 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Na última terça-feira, Mark Zuckerberg anunciou que doaria 99% de sua riqueza, atitude que foi criticada por diversas pessoas: algumas viram problemas no destino do dinheiro, outras na forma como o fundador do Facebook quer conduzir as doações, outras ainda disseram que ele estava fazendo aquilo para “aparecer”.

O dinheiro, em ações de Facebook, será destinado à sua própria iniciativa de caridade, a Chan Zuckeberg Initiative, que se classifica, nos EUA como uma LLC (limited liability corporation), ou seja: isenta de impostos, mas que pode investir em companhias privadas e lucrar. Essa foi uma das principais críticas ao ato.

Depois da enxurrada de comentários, Zuckerberg resolveu se pronunciar.

Na quinta-feira, o criador do Facebook, explicou, entre outras coisas, que todo o lucro que essa LLC gerar será reinvestido na própria Chan Zuckerberg Initiative; e destacou alguns outros pontos:

LLC x Fundação

De acordo com ele, a escolha de criar uma LLC e não uma fundação – como a Bill e Melinda Gates, que não tem fins lucrativos – se deu por conta da intenção de “financiar organizações sem fins lucrativos, fazer investimentos privados e participar de debates políticos, buscando impactos positivos em todos os casos”. Segundo ele, quaisquer resultados serão usados para avançar nesta missão.

Fugindo de impostos?

“Ao usar uma LLC em vez de uma fundação tradicional, não recebemos benefícios fiscais pela transferência de nossas ações à Iniciativa, mas ganhamos flexibilidade para executar nossa missão mais efetivamente. Na verdade, se transferíssemos nossas ações a uma fundação tradicional, receberíamos um benefício fiscal imediatamente, o que não acontece usando uma LLC”, escreveu Zuckerberg.

Áreas dos investimentos

De acordo com ele, os focos para os investimentos serão aprendizagem personalizada, curas de doenças, conectar pessoas à internet e construir comunidades fortes.

A postagem completa está neste link.