“É preciso trabalhar junto, saber colaborar de verdade”, defende diretora de inovação da AG
Por Isabela Borrelli
22 de fevereiro de 2018 às 11:40 - Atualizado há 4 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Gláucia Alves, diretora de Excelência e Inovação, e Clarisse Gomes, coordenadora de Inovação, ambas da AG, subiram no palco do Construtech Conference para falar sobre os programas Vetor A2G e o Digital Day.
Brincando com a sigla da empresa, o nome do programa Vetor A2G faz referência à expressão em inglês “All Together” (tradução livre: todos juntos), que resume de certa forma o viés do programa: “A gente precisa inovar com o ecossistema. Fomos criados em um mercado de posse, onde comprávamos os concorrentes, mas hoje não são uma ou duas startups, são várias! É preciso trabalhar junto, saber colaborar de verdade”, defende a diretora de Excelência e Inovação.
Para tornar isso possível, a especialista acredita que as empresas devem seguir quatro pilares principais:
- Estratégia: ter inovação no core estratégico da empresa. O que espero da inovação?
- Processos: estruturação dos diversos programas de fomento. Como fomentar a inovação?
- Pessoas: desenvolvimento de skills, relacionamentos, conexões, parcerias, etc. Quais as skills necessárias?
- Ecossistema: atuação como agente de mudanças no mercado, fomentando inovações. Como mudar o mundo?
Com esses pilares em vista, a AG criou o programa de aceleração Vetor A2G, com duração de até 5 meses, acesso a mentorias e a oportunidade de testar o piloto da solução em escala real em grandes obras da AG.
Além dele, a AG também criou o Digital Day, programa de posicionamento e inovação aberta. O objetivo do dele é propor desafios reais da empresa, os quais as startups candidatas se proporiam a resolver. Na primeira edição, por exemplo, o Digital Day fez uma chamada global para desafios do projeto de linha de transmissão e uma das soluções foi um cabo guia com drone, que não precisa desmatar, uma vez que tudo é feito por via aérea.
[php snippet=5]

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários