Startup ConstruCode digitaliza projetos e aumenta eficiência em obras

João Ortega

Por João Ortega

29 de março de 2019 às 12:13 - Atualizado há 2 anos

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 22 a 25/Fev - 2021, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora
Logo Cyber Monday 2020

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

O caminho de um projeto feito por um arquiteto ou engenheiro até o canteiro de obras tradicionalmente é longo e analógico. Entretanto, este processo pode ser 100% digital. “Ninguém imprime um email para ler em papel. Ou imprime um mapa do celular para navegar no trânsito. Então porque os projetos ainda são impressos para serem usados nas obras?”, provoca Diego Mendes, CEO da startup ConstruCode, durante o evento Construtech Conference, da StartSe.

O software da ConstruCode transforma projetos realizados em programas usados por arquitetos e engenheiros em “etiquetas virtuais”. Elas são QR Codes que, quando escaneados, apresentam parte ou a totalidade do projeto aos trabalhadores da obra. Basta que eles tenham em mãos um dispositivo como smartphone ou tablet.

Na prática, a digitalização permite que correções sejam feitas de forma dinâmica – não é preciso reimprimir todo o projeto no caso de haver um erro pontual. Além disso, a própria plataforma da ConstruCode pode prever alguns erros no projeto. O programa também permite a comunicação entre toda a equipe, e o acompanhamento da obra por parte dos gestores.

“Estamos trazendo um novo mindset em que todo tipo de dado e informação é importante para a obra ser mais eficiente”, ressalta Diego. “O tempo todo, as obras estão falando com a gente. Elas indicam quando estão atrasadas, mostram que está sendo gasto mais dinheiro que o previsto”.

Hoje, a ConstruCode já teve como clientes grandes empresas como Braskem, Andrade Gutierrez e Tegra. O CEO da startup afirma que o principal diferencial do negócio foi focar em quem mais precisava de otimização: “A pessoa que está no canteiro, todo dia, trabalhando sob o sol”.