Conheça o Edulabzz, um laboratório de software edtech que inova a educação
Por Isabella Câmara
16 de abril de 2018 às 14:44 - Atualizado há 4 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
A história do Edulabzz é um pouco diferente da maioria das startups focadas em tecnologia da educação… Por exemplo: a primeira solução desenvolvida por ela foi um jogo que ensina educação financeira de forma lúdica e divertida, o Educity. Mas por que educação financeira? A ideia nasceu durante o primeiro Startup Weekend Fintech realizado na América Latina, em 2014. O desafio do hackathon era resolver o problema do número de endividados no Brasil e o Edulabzz venceu o programa após apresentar o jogo como solução.
“Nós nascemos com a missão de revolucionar a forma de se aprender e ensinar educação financeira. Porém, descobrimos que nosso jogo era na verdade uma plataforma de gamificação do aprendizado”, conta Lucas Moraes, Diretor Executivo da startup. Desde então, o Edulabzz aumentou seu campo de trabalho e se transformou em um laboratório de software edtech. Atualmente, a missão da empresa é introduzir a nova era das tecnologias nas escolas e nas empresas e inovar os processos de ensino-aprendizagem.
A startup transforma a educação ao desenvolver softwares educacionais e objetos digitais de aprendizagem. De acordo com Lucas, esses games, aplicativos, realidade virtual e aumentada, desenvolvem habilidades e competências da Nova Economia. Além disso, o Edulabzz desenvolve sistemas acadêmicos para professores, escolas e empresas.
O processo de validação do laboratório de software aconteceu durante um processo de pré-aceleração na Samsung Ocean, em 2015. “Nessa ocasião, através dos contatos com grandes empresas, identificamos algumas oportunidades de mercado e decidimos que o Edulabzz seria um software house edtech”, conta Lucas.
Com um portfólio de protótipos pronto, o Edulabzz foi lançada no mercado. “Desde os primeiros meses de vida, tivemos clientes e receita de softwares sob encomenda. Isso nos possibilitou investir em produtos e crescer de forma orgânica”. Hoje, a startup desenvolve produtos próprios e vende licença de uso e planeja soluções sob encomenda.
De jogos a plataformas de ensino à distância
O Edulabzz, além de oferecer jogos educativos e serious game, desenvolve plataformas e aplicativos para empresas e escolas. Hoje, a startup também é uma consultoria em tecnologia educacional e gamificação e desenvolve aulas em realidade virtual e aumentada.
O Jogo de Empresas, por exemplo, é um game desenvolvido pela startup que ensina gestão empresarial. O jogo simula tomadas de decisões em diferentes cenários e segmentos de mercado e faz o aluno aprender na prática sobre o assunto. Além disso, a startup é proprietária do LMS Edulabzz whitelabel, uma plataforma de ensino a distância e gestão da aprendizagem.
Próximos passos
De acordo com Lucas Moraes, o Edulabzz busca construir, até 2025, o maior portfólio de soluções de EdTech da América Latina. Ainda nesse semestre, o Edulabzz irá lançar o Edutools Suite – um pacote de soluções educacionais projetado para concorrer com o Google Suite for Education.
Segundo Lucas, o Edulabzz também lançará um torneio de serious game, o Edu Sports. “O piloto e validação desse projeto aconteceu na Feira do Empreendedor 2018. Nosso jogo, o Jogo de Empresas, foi o game oficial da Arena. A iniciativa foi um grande sucesso e foi considerada uma das maiores atrações da feira”, conta. De acordo com ele, a ideia é organizar um Campeonato Nacional de Jogos Empresariais entre as escolas e universidades no próximo semestre.
Gostou do projeto? O Edulabzz participará da Startup Village, na Edtech Conference, dia 18 de abril. Garanta a sua vaga no evento e fique por dentro das últimas inovações no mundo da educação!

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários