Conheça o consultório médico altamente tecnológico do Vale do Silício

Tainá Freitas

Por Tainá Freitas

17 de novembro de 2017 às 10:39 - Atualizado há 3 anos

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora

A Forward é um consultório médico localizado no Vale do Silício que revoluciona as consultas médicas existentes hoje. A Forward utiliza a inteligência artificial para facilitar diagnósticos e possui máquinas capazes de medir o peso, altura, batimentos cardíacos e oxigenação no sangue de uma só vez.

A healthtech é resultado de uma parceria de ex-funcionários do Google, Facebook, Uber e Palantir. Aoun, da Alphabet, percebeu a necessidade de fazer um sistema médico mais consistente e conveniente após um ataque cardíaco de um parente. Na época, ele precisava pesquisar todos os termos médicos e ir em milhares de consultas médicas. Decidiu, então, simplificar o negócio usando o que já possuía experiência: a inteligência artificial.

A experiência relatada pela Business Insider é tecnológica desde o início: os pacientes marcam consultas pelo aplicativo. Ao chegarem, fazem o check-in em um tablet, na recepção da clínica. Depois, são encaminhados para um body scanner. O paciente coloca dois dedos no scanner, que guarda sua biometria e avalia peso, altura e a temperatura corporal. A máquina faz um mapa de calor invisível no corpo do paciente que avalia os batimentos cardíacos e a quantidade de oxigênio no sangue.

Em 45 segundos, os resultados vão para o sistema e ficam disponíveis no aplicativo do paciente e para os médicos, já na sala de exames.

A sala de consultas é uma grande surpresa: na parede, há um display touchscreen na parede. Lá, concentram-se todas as informações do paciente, inclusive as de consultas passadas. A surpresa é ainda maior quando sabemos que o display está ouvindo tudo o que é conversado na sala, e está fazendo as próprias anotações pelo doutor. As informações também ficam disponíveis na tela em tempo real.

O objetivo é que o médico foque apenas no paciente que está em sua frente. A inteligência artificial, além de compreender as informações relevantes e fazer o papel de escrivão, traz sugestões de diagnósticos. Se o paciente e o médico discutem sobre dietas como solução, o próprio sistema já traz exercícios e novos hábitos alimentares para serem implantados.

Além de simplificar e ao mesmo tempo enriquecer as consultas com informações relevantes antigas e atuais em tempo real, o Foward simplifica uma experiência mecânica e embaraçosa: coleta do exame de urina. O paciente não precisa mais colher a urina e leva-la até as enfermeiras. Agora, após a coleta, o paciente simplesmente coloca a amostra em um buraco na parede que leva o conteúdo para seu destino.

Fora do consultório

O mesmo aplicativo de agendamento de consultas permite que o paciente veja o resultado de seus exames. Lá, terá novamente o feedback do médico. A Forward afirma que um paciente a, ao enviar mensagem para o médico de dia ou noite, receberá uma resposta em menos de um minuto.

Além do consultório, localizado em São Francisco, a Forward planeja expandir para Los Angeles. Atualmente, a startup possui um consultório móvel em um trailer, que poderá andar por outras cidades.

As tecnologias da Forward estão disponíveis por US$ 149 por mês, que recomenda que os pacientes tenham plano de saúde mesmo assim. A startup já levantou US$ 100 milhões de investidores como os atores Ashton Kutcher e Matthew McConaughey e Eric Schmidt da Alphabet.

Essa ainda é uma nova solução e, por isso, possui um preço pouco acessível. No entanto, Aoun espera que o preço caia conforme novos adeptos surgirem. De fato, o serviço apresentado pela startup traz mais agilidade e conforto a uma experiência antes pouco aprazível. Além disso, a agilidade é fundamental em tempos modernos, ainda mais quando falamos sobre saúde.

A Forward provavelmente foi criada no Vale do Silício devido a visão do mundo daquele ecossistema: quanto mais ágil e produtivo, melhor. É um mindset que muda vidas – seja figurativa ou literalmente, como no campo da saúde. Se você se interessa em aprender com especialistas de saúde no Vale do Silício, participe da Missão Health.

(Via Business Insider)

Participe do maior censo de startups do Brasil! Não deixe de entrar no grupo de discussão da StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

E caso você tenha em patrocinar os eventos da Startse, entre em contato no patrocinio@startse.com.

[php snippet=5]