Conheça as ideias de fintech premiadas que podem mudar sua vida

Avatar

Por Paula Zogbi

21 de março de 2016 às 12:30 - Atualizado há 5 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

“Quem aí quer ser meu fiador?” Assim começou a apresentação da Garanfia, vencedora da segunda edição do Startup Weekend Fintech em São Paulo, que aconteceu entre os dias 18 e 20 de março na BM&FBovespa.

O evento, que foi patrocinado pela XP Investimentos, Next Bank, BM&FBovespa e Educity, uniu pessoas com boas ideias que uniam tecnologia e dinheiro para dar mentoria, apoio e premiar as melhores startups criadas no próprio final de semana pelos participantes.

As três primeiras colocadas representam três fortes tendências no universo fintech. Elas receberam, como prêmio, um curso da BM&FBovespa, seis meses de espaço de coworking e mentoria oferecida pela pré-aceleradora Samsung Option.

Confira as ideias premiadas e a menção honrosa de ontem, empresas que podem representar as tendências do setor.

1ª colocada: Garanfia

Ao alugar um imóvel, quem não consegue um fiador tem três opções: depósito caução – raramente aceito pelo locador; títulos de capitalização – pouco acessíveis – e seguro fiança, que costuma passar por intermediários que acabam sugando 40% do valor do mesmo, tornando-se uma opção cara.

A ideia da startup é ser uma solução que faça esse intermédio entre cliente e seguradora, cobrando taxas menores e facilitando a burocracia dos documentos.

2ª colocada: Pague o Básico

Boa parte das classes C, D e E paga suas contas entrando em filas quilométricas de lotéricas. A ideia da Pague o Básico é digitalizar esse processo.

Com opções de pagamentos de água, luz e telefone (inclusive créditos do celular), a startup pretende cobrar menos do que as próprias lotéricas a cada conta paga (41 centavos) e ainda oferecer descontos em pagamentos para usuários que indicarem terceiros.

3ª colocada: BC Stock

Voltada a empresas e investidores de pequeno porte, essa startup pretende facilitar a compra de ações por meio de tokens eletrônicos e custodiar ações na blockchain.

A atração principal seria oferecer uma liquidez imediata, e também seria possível simular os resultados de investimento usando bitcoins falsas – para aumentar a confiança do investidor de primeira viagem.

Menção honrosa: Assegura

Com vistoria virtual usando a câmera do celular, essa empresa pretende fornecer seguros temporários para clientes que não contratam pacotes comuns. O exemplo usado na apresentação foi um serviço para uma família que tem carro, sem seguro, e pretende passar um final de semana viajando.

As seguradoras enviariam propostas virtualmente, para cobrir este período, e o usuário contrataria no mesmo momento.