Conheça a startup que já está um passo à frente em automatizar sua casa
Por Paula Zogbi
3 de novembro de 2015 às 09:46 - Atualizado há 7 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Você já pode pedir comida, serviços de reformas e lavanderia de roupas, profissionais de limpeza e muitas outras coisas sob demanda através do seu smartphone. Já não é preciso sair de casa para realizar boa parte das tarefas do dia a dia. Mas o problema é: você não pode sair de casa se quiser receber a maioria desses produtos.
Mas já existem pessoas pensando em soluções para isso, com a automação residencial. Imagine a conveniência de não precisar receber aquela pessoa que levará o seu cachorro para passear?
Com essa ideia em mente, a fabricante de travas automáticas August anunciou uma parceria com 12 serviços sob demanda, incluindo o Handing, que fornece serviços de limpeza e reparação, e o Fetch, que contrata pessoas para passear com cachorros. Essa parceria, de acordo com o Business Insider, criará um serviço chamado August Access: uma ferramenta que permitirá que o usuário das travas inteligentes abra e feche sua casa de acordo com as necessidades quando contratar um desses serviços.
Funcionará da seguinte maneira: pessoas que possuam a “smart lock” e contratem um serviço como o Fetch agendarão uma data e horário para dar acesso ao profissional acesso às suas residências. Apenas esse profissional conseguirá entrar na casa, usando seu próprio smartphone programado para isso. Depois de o serviço ser entregue, essa chave eletrônica é automaticamente destruída.
É uma solução inteligente para somar às experiências de economia de compartilhamento, que estão de vento em popa nos últimos anos. De acordo com o CEO da August, Jason Johnson, “o desafio era conseguir entregar estes serviços de uma maneira conveniente e segura. E é isso que oferece o August Access”, ele disse em entrevista ao BI.
Ainda assim, há pesquisas que mostram que a automação residencial ainda não é amplamente aceita, nem nos EUA: 62% dos consumidores no país não estão familiarizados com este tipo de tecnologia por lá. Isso significa que a tecnologia ainda pode demorar alguns anos para chegar no Brasil, mas quando chegar, as promessas são tentadoras: sua geladeira poderia, por exemplo, estar programada para pedir leite através de um aplicativo assim que o seu acabasse.
O diretor de produtos da August, Chris Kim, acredita que assim que passarmos a buscar mais conveniência no dia a dia, os produtos de “smart home” serão adquiridos por mais pessoas. “Chegará um ponto em que os consumidores passarão a ver esses dispositivos menos como um custo e mais como uma maneira significativa de mudar suas vidas”.
Será? Precisamos esperar para ver.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários