Empreendedorismo do bem: startup promove doação para entidades carentes

Avatar

Por Isabela Borrelli

19 de setembro de 2017 às 11:29 - Atualizado há 3 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Há quatro anos, voltando da comemoração da Páscoa na casa dos avós, os irmãos Olívia Soriano, 10 anos, e Gabriel Soriano, 13 anos, resolveram presentear crianças carentes doando os chocolates que tinham ganhado. “Depois, a gente percebeu que não existiam muitos lugares para doação e que as pessoas também não conheciam: o que elas não usavam mais ou ia para o lixo ou dava para outro familiar. Não era nada que ia para uma boa causa”, conta Olívia.

Esse foi o começo do Conecte Os Pontos, empreendimento social que visa conectar doadores e entidades de forma simples e prática para ambos.

 

Para começar, a iniciativa já se diferencia em relação às doações: eles não aceitam dinheiro exatamente para não ter perigo do valor ser usado para outros fins. Quem tiver interesse em doar poderá encontrar opções que vão desde móveis, livros até o seu tempo, que pode ser aproveitado de diversas formas pela instituição. Também, para uma entidade poder fazer parte do projeto, Olívia e Gabriel sempre fizeram questão de ir pessoalmente até o local para verificar se a iniciativa é legítima.

Como são feitas as doações

Para fazer a conexão entre doadores em potencial e entidades, os irmãos criaram um site onde disponibilizaram um perfil para cada instituição, assim como do que ela precisa. Nele, o processo de escolha de entidade é otimizado em um processo de 4 etapas:

  • Questionário: ajuda o doador a achar a entidade ideal para ele, ajudando-o a definir o que seria doado e em qual bairro. Respondido as perguntas, será indicada qual a entidade que mais se encaixa ao perfil;
  • Definição da entidade: uma vez indicada a entidade, será disponibilizado o link com a página, onde o doador poderá aprender mais sobre ela, seu propósito e o que ela precisa;
  • Combine com a entidade: depois de conhecer melhor a entidade, o doador deve entrar em contato com ela. No final da página, é disponibilizado um espaço onde é preciso preencher com o nome e e-mail e escrever para ela combinando todos os detalhes da doação.
  • Doe e aguarde o retorno: nessa etapa o doador já realizou a doação e será preciso que espere o retorno da entidade para dar o processo como finalizado!

Futuro promissor

Hoje, a iniciativa conta com 44 voluntários adolescentes e sete escolas, parte de um projeto interno chamado Projeto Escola, que tem como foco incentivar uma cultura onde o ato de doar e ajudar as pessoas seja parte do cotidiano. Além disso, ele já recebeu apoio de personalidades como Eva Furnari, escritora, Ganso, jogador de futebol, Fernando Santo Forte, lutador profissional de MMA, entre outros.

Mas esses não são os únicos sinais de que a iniciativa está crescendo: em junho, Gabriel participou de um curso de empreendedorismo social na Columbia University. Nele, a startup foi reconhecida e premiada por diversos jurados da Fundação Lemann e do Columbia Business School Venture for All como “a melhor startup”.

Quer doar? Acesse www.conecteospontos.com.br e encontre a instituição que mais se encaixa no seu perfil!

Participe do maior censo de startups do Brasil! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

E caso você tenha interesse em anunciar aqui no StartSe, baixe nosso mídia kit.

[php snippet=5]