Como jogar um jogo 8 horas por dia ajudou um homem a criar uma startup bilionária

Por Da Redação
12 de maio de 2015 às 10:31 - Atualizado há 7 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
SÃO PAULO – Após muito tempo trabalhando na Microsoft, Robert Hohman resolveu pedir demissão para passar um ano sabático. Para viajar o mundo? Um curso? Não. O americano só queria passar um ano jogando videogame – mais precisamente, um RPG online chamado World of Warcraft, com mais de 10 milhões de jogadores no mundo atualmente.
O que ele não sabia é que essa experiência se converteria em dinheiro. Muito dinheiro: foi graças ao Warcraft que ele fundou a Glassdoor, sua startup bilionária. Hohman jogava o jogo por 8 horas todos os dias e a experiência fez com que ele decidisse que tipo de empresa queria para ele. Comunitária.
Como ter uma startup de sucesso? CLIQUE AQUI e descubra como Zero Paper, Conta Azul, Boo-Box e Descomplica conquistaram investimentos e chegaram ao sucesso!
“Eu deixava as crianças na escola e então virava um guerreiro orc. Joguei por um ano inteiro até atingir o nível máximo no jogo. Eu era maníaco por isso. Literalmente no dia seguinte que eu consegui eu fundei a minha companhia, a Glassdoor”, afirma Hohman ao Business Insider.
Ele ainda é nerd e joga bastante videogame com os filhos – que querem ser jogadores profissionais -, principalmente Starcraft. “Eu apoio totalmente, acho impressionante. StarCraft é xadrez a 100 mil quilômetros por hora. Meu filho de 12 anos pensa mais rápido que eu”, completa.
Ele admite, porém, que tirou seu sabático porque “podia”. Começou a trabalhar aos 22 na Microsoft, que era “como o Google ou Facebook naquela época” e virou CEO da Expedia, um serviço de viagem da empresa vendido logo depois. Em 2006 ele resolveu largar a empresa, apenas para jogar World of Warcraft 8 horas por dia.
Como ele sempre quis montar uma empresa, resolveu ligar para seu ex-colega de Microsoft Richard Barton com uma ideia “criar uma comunidade para dividir experiências sobre os trabalhos”. Barton e um outro sócio, Tim Besse, toparam a ideia e montaram a empresa – hoje bilionária graças ao sentido de comunidade aprendido por Hohman durante o tempo em que jogava World of Warcraft.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários