Como a DocuSign facilita o processo de assinatura de um contrato

Avatar

Por Isabella Câmara

16 de outubro de 2017 às 06:41 - Atualizado há 3 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Marcos Nader, VP Civil Law Evangelist da DocuSign, ministrou uma palestra no LawTech Conference, um evento do StartSe focado no futuro do direito. Segundo ele, a empresa está mudando a forma como os negócios são feitos ao tornar mais fácil o processo de assinatura, envio e gerência de documentos. Atualmente, a plataforma está presente em 188 países e conta com mais de 300.000 empresas e 200 milhões de usuários.

De acordo com Marcos, a DocuSing é valorizada hoje como uma empresa de 3,1 bilhões. O executivo atribui o sucesso da companhia à facilidade e rapidez das transações: “Na DocuSign, 85% dos contratos e solicitações são assinadas em menos de um dia e cerca de 58% deles em API”. Além disso, a empresa melhora a experiência do usuário, trazendo um benefício financeiro e emocional para ambos.

A eficácia probatória de determinado contrato pode ser executada de diversas maneiras. Uma delas, por exemplo, é a exigência de uma assinatura com certificado ICP Brasil. Mas, segundo Marcos, esse tipo de comprovação não é eficiente: “Quando você faz isso, basicamente está obrigando o cliente a ir em um cartório reconhecer firma”.

Já a autenticação por SMS ou até mesmo a dupla autenticação são baseadas em processos mais simples e rápidos. Na primeira, a companhia solicita que um código, enviado via SMS, seja inserido na hora da assinatura. Já a dupla autenticação segue o mesmo raciocínio da primeira, porém, ao invés de um SMS, a pessoa recebe uma ligação solicitando dados pessoais.

Além disso, a plataforma oferece ao usuário a possibilidade de obter informações como o IP do computador utilizado para preencher ou assinar o contrato, bem como a localização exata do cliente. Ambas soluções resguardam a empresa e oferecem uma experiência mais segura para o cliente.

A parceria entre a DocuSign e a Microsoft, por exemplo, oferece às pessoas a capacidade de enviar e assinar documentos sem deixar os aplicativos da Microsoft. Além de permitir que os usuários atuem de forma rápida, transparente e confiável, a união das empresas resultou em uma economia de US$3,8 milhões para a Microsoft.

Participe do maior censo de startups do Brasil! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

E caso você tenha interesse em patrocinar eventos da StartSe, envie um e-mail para patrocinio@startse.com

[php snippet=5]