Cervejaria brasileira capta através de crowdfunding (e você pode participar)

Por Tainá Freitas
27 de outubro de 2017 às 18:01 - Atualizado há 5 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
A Leuven é a primeira cervejaria a lançar um equity crowdfunding, um investimento com a venda de 23% de participação na empresa. Em troca, a empresa pretende levantar de R$ 1 milhão à R$ 1,5 milhão.
Os investidores da Leuven farão parte de uma comunidade que ajudará a tomar decisões na empresa. O investimento está sendo realizado na plataforma de captação online Broota. “Esperamos que os novos sócios entrem com a mesma motivação, engajamento e crença que esse é um projeto levará a Leuven para um outro patamar”, afirma Gustavo Barreira, sócio da cervejaria.
Para criar a comunidade, a Leuven instalará dois tanques de mil litros para os sócios fazerem as próprias receitas, que terão o custo apenas dos ingredientes usados. Toda a industrialização do produto – inclusive o rótulo – será por conta da Leuven. O novo sócio não terá que arcar com despesas de fábrica (como em outras cervejarias) e, se a receita se destacar, a Leuven poderá transformar a cerveja em um produto da linha assinado pelo sócio.
Ainda serão formados dois comitês, um de marketing e outro de inovação, que contará com a presença de 5 a 10 sócios em cada. O objetivo é que os sócios debatam e tragam estratégias para a administração, contribuindo diretamente no funcionamento da cervejaria.
Com o crowdfunding, a Leuven construirá uma nova fábrica que aumentará a capacidade produtiva. O objetivo é estar produzindo cerveja nela até o final de 2018. Para equiparar a produção, a empresa quer aumentar o número de venda e aprimorar a administração de empresas. “Depois, daqui a 2 ou 3 anos, começaremos a pensar em parcerias com outras cervejarias. A tendência de um mercado capilarizado como temos hoje é que passe por um processo de consolidação para capturar sinergia e crescer ainda mais rápido”, conclui Gustavo Barreira, sócio da Leuve.
Trajetória
A Leuven foi criada em Piracicaba em 2010 pelo engenheiro agrônomo Alexandre Godoy. No início, a Leuven só trabalhava com produtos em garrafa e a produção era enviada para grandes capitais. Parte do motivo é que, segundo o sócio Gustavo Barreira, o mercado de cerveja artesanal era pouco acessível e restrito a cidades grandes.
Hoje o cenário mudou e encontramos facilmente cervejas nacionais em diversos mercados, e não apenas em lugares especializados. Em 2014, novos sócios entraram – inclusive Barreira. A empresa começou a redefinir sua imagem e se reposicionar no mercado, fortalecendo a marca e passando a produzir novos produtos, como chopp. Investimentos foram feitos em barris, tornando a marca mais conhecida em Piracicaba.
Realidade Aumentada
O start na mudança de identidade da marca a levou apostar na tecnologia para inovar no mercado de varejo. Três de seus rótulos passaram a ter personagens com realidade aumentada, que ganham vida quando vistos sob a câmera de um smartphone. Além da animação, o rótulo traz informações adicionais não disponíveis no rótulo convencional, como a harmonização com alimentos.
Com o sucesso da realidade aumentada, a Leuven está trabalhando em novas ideias para trazer uma experiência adicional à de tomar cerveja. “A nossa tendência é sempre buscar inovação. Pra gente, um rótulo que tem uma qualidade diferente faz o consumidor fazer a primeira compra. Mas se o produto que tá dentro não for bom, ele vai parar por aí”.
Para destacar-se de outras cervejarias, a Leuven traz inovações tecnológicas para inovar no mercado de varejo. Para discutir mais soluções para varejistas e e-commerces, participe da Retailtech Conference.
Hoje, o sócio da Leuve a descreve como “uma cervejaria com foco em qualidade, inovação e senso de comunidade”.
Participe do maior censo de startups do Brasil! Não deixe de entrar no grupo de discussão da StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!
E caso você tenha em patrocinar os eventos da Startse, entre em contato no patrocinio@startse.com.
[php snippet=5]

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários