Case Agrotech: as dicas da Yoorin Fertilizantes para a evolução de plantas

Avatar

Por Lucas Bicudo

22 de agosto de 2017 às 15:05 - Atualizado há 3 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

A Yoorin Fertilizantes é uma agrotech especializada em transformar minerais em fertilizantes de alta eficiência agronômica. A companhia possui um modelo de produção de alta tecnologia focado na qualidade e na alta produtividade de lavouras, além de uma consultoria técnica de campo especializada.

Pautada em seus quatro pilares de sustentabilidade: ambiental, social, tecnológica e econômica, os fertilizantes asseguram longevidade ao solo através do fornecimento de nutrientes que potencializam as colheitas e produzem alimentos mais saudáveis.

As plantas necessitam de diversos nutrientes para crescerem sadias, mas nem sempre o solo possui todos eles. Para que cada uma delas se desenvolva de forma eficiente e produza frutos saudáveis, são necessários não somente componentes como nitrogênio, fósforo e potássio, mas também outros elementos importantes que garantem boa sanidade e, especialmente, boa produtividade.

Atenta à essa questão, a agrotech nos traz 5 dicas essenciais para ajudar na evolução e no desenvolvimento das plantas. São esses players que estão fazendo a diferença no setor. No dia 21 de setembro, em São Paulo, acontecerá a Agro Tech Conference, maior conferência sobre agronegócios do Brasil. Clique no link e não deixe de participar.

Confira:

ANÁLISE QUÍMICA E CORREÇÃO DO SOLO

A correção da acidez do solo depende principalmente de uma boa amostragem. Dessa forma, a coleta de solo deve ser bastante representativa, sempre dividindo as áreas em glebas homogêneas. No caso de culturas perenes, deve-se levar em consideração a época, a idade e a localização correta para retirada da amostra. A análise de solo é a melhor maneira para avaliarmos a fertilidade de um solo e nos dá informações precisas para corrigi-lo.

ADUBAÇÃO EQUILIBRADA

A recomendação de adubação consiste em proporcionar um equilíbrio das interações que ocorrem entre nutrientes no solo, de maneira que a planta consiga então absorver todos os elementos necessários para seu desenvolvimento. Assim como o solo, cada espécie de planta precisa e tem necessidades de determinados nutrientes em cada fase de sua vida.

FERTILIZANTES DE LIBERAÇÃO CONTROLADA

Adubos solúveis em água são bastante eficientes, mas por estarem sujeitos a perdas podem não estar disponíveis durante todo o desenvolvimento vegetativo da cultura. Dessa forma, sempre dê preferência a fertilizantes de liberação gradual, ou seja, que disponibiliza os nutrientes de acordo com a necessidade da planta e durante todo o seu ciclo.

IMPORTÂNCIA DO SILÍCIO

O Silício é o nutriente mais importante no que diz respeito à saúde das plantas e beneficia não somente a família das gramíneas, mas também outras espécies, tornando-as resistentes contra pragas e doenças. O Silício é um nutriente quase que obrigatório na prática da agricultura orgânica e está sendo largamente utilizado também nos cultivos de plantios convencionais.

VIDA NO SOLO

Além das práticas conservacionistas que evitam a degradação e perdas de solos, devemos nos preocupar também com a fauna existente sob o solo, como microrganismos que agem como probióticos ou agentes decompositores responsáveis pela ciclagem de nutrientes. Estima-se que existam mais de 1 milhão de indivíduos por metro quadrado de solo vivendo em perfeita harmonia. Com isso, a utilização de produtos isentos de cloro, acidez e salinidade se tornam propícios para fortalecer a saúde do solo e, consequentemente, a saúde das plantas.

Faça parte do maior conector do ecossistema de startups brasileiro! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo! E se você tem interesse em anunciar aqui no StartSe, baixe nosso mídia kit.

[php snippet=5]