Caminhão da Starsky Robotics percorre rodovia na Flórida sem motorista

Isabella Carvalho

Por Isabella Carvalho

26 de junho de 2019 às 16:32 - Atualizado há 1 ano

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora
Logo Black Friday 2020

Nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

A Starsky Robotics, startup de caminhões autônomos, realizou testes inéditos em uma rodovia pública nos Estados Unidos. No dia 16 de junho, um dos veículos da empresa percorreu cerca de 15 km na Florida’s Turnpike sem nenhum motorista de apoio. Durante o percurso, o caminhão manteve uma velocidade de 88 km/h e fez algumas mudanças de faixa.

O veículo testado pela startup possui um sistema híbrido de direção. Ou seja, algumas decisões são tomadas por computadores e outras por um operador humano. Nos testes realizados na Flórida, um profissional acompanhou o trajeto em tempo real em uma sala de comandos e controlou o caminhão a distância durante alguns trechos.

A startup, fundada há três anos, possui hoje três caminhões autônomos, mas planeja aumentar sua frota para 25 veículos ainda este ano, iniciando operações comerciais sem motoristas em 2020. Para os próximos meses, a Starsky planeja acelerar o ritmo de testes e aprimorar a solução.

Segundo Stefan Seltz-Axmacher, co-fundador da startup, o objetivo não é desenvolver veículos 100% autônomos, já que humanos são melhores em navegar em manobras mais difíceis e as máquinas são melhores em manter o foco durante trechos mais longos. “Quando se trata de dirigir um caminhão, um bom motorista equipado com uma boa inteligência artificial é melhor do que a melhor pessoa ou a melhor IA”, disse o executivo em entrevista ao The Washington Post.

Regulamentação na Flórida

Os testes da Starsky Robotics aconteceram logo depois do governador da Flórida, Ron DeSantis, assinar um projeto de lei que permite que empresas de tecnologia e montadoras realizem testes de veículos autônomos nas estradas do estado sem o auxílio de motoristas no volante. Segundo DeSantis, a iniciativa ajuda a traçar um futuro mais inteligente no transporte e abraça a inovação, trazendo empregos de alto salário para a Flórida.