As inovações que já são realidade nos mercados de moda e beleza

Avatar

Por Isabela Borrelli

24 de novembro de 2018 às 12:18 - Atualizado há 2 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Já vimos diversos usos para as tecnologias do momento, seja a inteligência artificial no jurídico, blockchain nas eleiçõesrealidade aumentada na educação, entre outros. Mas e no setor de beleza? Já ouviu falar de uma maquiagem impressa por impressora 3D baseada exclusivamente nas características da sua pele? Ou então de espelhos de lojas que permitem que você se veja com uma roupa sem precisar experimentá-la? Pois é, há mais novidades e inovações do que você possa imaginar.

Para falar um pouco sobre isso, Nathalia Médici, da StartSe, subiu ao palco do Beauty & Fashion Day para apresentar as tendências que estão transformando o mundo da beleza ao redor do mundo. Segundo ela, as maiores apostas do setor são: realidade aumentada, realidade virtual, blockchain, robótica, biotecnologia, impressão 3D, inteligência artificial, internet das coisas, identificação por radiofrequência e….cannabis. Mas como elas estão afetando o mercado?

Nathalia citou exemplos como o da assistente pessoal Alexa, da Amazon, que dá dicas de moda baseando-se em inteligência artificial. Funciona da seguinte forma: com o dispositivo Amazon Ecco Look, é possível tirar uma foto do que a pessoa está usando e mandar para o banco de dados do aplicativo, mas não só. Em caso de dúvida de qual roupa usar, a Alexa dá o melhor look a partir do seu guarda roupa, estilo e também buscando na internet designs de estilistas.

No mundo da internet das coisas, a Levi’s e o Google se juntaram e criaram um protótipo de uma jaqueta que permite controlar o celular a partir da manga. Confira um pouco de como ela funciona:

Por fim, outro exemplo é a Cannabis, mercado que está crescendo cada vez mais, e rapidamente sendo incorporado ao mundo de moda e beleza. A planta não tem só utilidades na área da medicina, mas também tem se mostrado uma grande aposta do setor de beleza, no combate aos sinais de envelhecimento e irritações da pele, além de ser um ótimo hidratante.