5 dicas para aumentar o desempenho dos seus colaboradores

Avatar

Por Samba Tech Soluções em Vídeos Online

18 de setembro de 2018 às 13:46 - Atualizado há 2 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Trabalhadores satisfeitos, que conseguem ser produtivos e se desenvolver no trabalho são pessoas que geram mais resultado e crescimento para as empresas. Por isso uma das maiores preocupações dos gestores deve sempre ser a sua equipe de trabalho.

Aumentar o desempenho dos seus colaboradores não é uma tarefa particularmente fácil, mas existem caminhos que tornam isso muito mais eficiente e os mais importantes iremos te mostrar agora!

1. Entenda o que pode dificultar o desenvolvimento dos seus colaboradores

Antes de mais nada, analise o que pode estar impedindo seus trabalhadores de se desenvolverem. Se alguém não tem vontade, nem se empenha o suficiente para realizar suas atividades, pode estar faltando a ele motivação. Pense então em formas de comunicar, unir e engajar sua equipe na missão da empresa. Trabalhadores que acreditam e se identificam com o que a empresa quer, são pessoas muito mais envolvidas com o seu trabalho e resultados.

Algo que pode acontecer também é o colaborador não ter os conhecimentos ou habilidades para realizar alguma atividade, o que pode causar um desempenho limitado. Nesses casos invista em ações que gerem trocas de conhecimentos entre os trabalhadores e treinamentos para que eles se desenvolvam mais.

Quando o problema é um fator externo, sobre o qual o trabalhador não possui controle, é a hora de intervir (caso seja algo que a empresa tenha controle) ou pensar em ações para contornar o impedimento.

2. Mapeie competências para planejar treinamentos

Não tem como saber onde a empresa vai atuar sem saber o que o colaborador precisa naquele momento, não é? Então faça uma descrição dos cargos, uma análise das competências necessárias para os trabalhadores da sua empresa realizarem suas atividades diárias e faça pesquisas com eles para saber quais habilidades é preciso melhorar. Depois foque em treinamentos, projetos e equipes que possam suprir as necessidades e melhorar as habilidades de todos.

Ter um bom planejamento de educação corporativa mostra que sua empresa se preocupa com os seus colaboradores e com que estão precisando. Isso faz com eles se sintam valorizados e fiquem muito mais satisfeitos com seu próprio trabalho, além de melhorar sua produtividade e consequentemente o seu rendimento.

Planeje e invista nos seus treinamentos para que eles sejam efetivos e gerem resultados positivos. Não deixe de ouvir a opinião dos seus colaboradores, afinal eles que são o seu principal público nesse momento!

3. Importante: alinhamento

Ainda falando em ouvir seus trabalhadores, alinhe expectativas de desempenho com eles para que os dois lados saibam o que fazer, o que cobrar e assim não ocorram erros de comunicação e divergências entre o que seus seus colaboradores entregam e o que você espera deles.

Além disso, mantenha as metas e objetivos da empresa claros para todo mundo e faça ações para que haja uma cultura muito forte de feedbacks constantes. Só assim o colaborador saberá quais resultados ele deve alcançar e o que ele está fazendo de certo e errado para isso.

Isso tudo se resume a basicamente ter uma boa comunicação interna, ou seja, garantir que haja um alinhamento de discursos e dos projetos internos, facilitar os repasses de informações e melhorar a integração dentro da empresa.

4. Avalie

A melhor forma de garantir que suas ações estão sendo efetivas e dando resultados é avaliando. Para isso faça avaliações de desempenho regularmente e garanta um bom feedback a todos que responderam.

Use as informações da avaliação para melhorar o trabalho de todos. Entenda o que falta aos colaboradores, o que precisa ser desenvolvido e invista em projetos internos, como palestras, webinars e treinamentos de acordo com a necessidade da maioria. Veja também quem tem mais conhecimento ou tem mais habilidade em uma competência e promova encontros entre esses colaboradores e aqueles que mais necessitam melhorar esses mesmos pontos.

5. Uso de vídeos

Já pensou em usar vídeos para melhorar o desempenho dos seus colaboradores? Essa seria a melhor maneira de diminuir os gastos da empresa, alcançar os colaboradores onde estiverem e flexibilizar o envolvimento deles, já que eles têm a liberdade de assistirem onde quer que estejam, na hora que desejarem. Você pode usá-los para treinamentos, repasse de comunicados e de muitas outras maneiras.

Fora tudo isso, conteúdos em vídeos são muito mais fáceis de absorver, podem ser assistidos na ordem que cada colaborador desejar e são muito mais dinâmicos quando utilizados em conjunto com mais materiais visuais além do “professor”.

Acrescente que você consegue analisar vários dados sobre como seus colaboradores estão assistindo seus vídeos como visualizações, engajamento e os conteúdos mais acessados e assim você consegue adaptar e melhorar sempre os conteúdos que sua empresa oferece!

No final não é difícil, só precisa planejar

Percebe-se então que antes de pensar em ações com os colaboradores, é necessário analisar as necessidades da empresa. Com essa análise vem o planejamento das ações que suprirão as necessidades e elas que podem variar desde um webinar a um encontro de equipes, fazendo que a comunicação empresa e colaborador seja sempre facilitada. Alie essas ações ao uso de tecnologias e garanta assim o crescimento dos seus trabalhadores e da sua empresa!