Chatbots e escalabilidade: como aprimorar a experiência do usuário

Avatar

Por Conteúdo Patrocinado

12 de maio de 2020 às 11:53 - Atualizado há 4 semanas

Logo ReStartSe

GRATUITO, 100% ONLINE E AO VIVO

Inscreva-se para o Maior Programa de Capacitação GRATUITO para empresários, gestores, empreendedores e profissionais que desejam reduzir os impactos da Crise em 2020

Qualquer empresa sabe que ter um bom atendimento é primordial para o seu sucesso. Por isso, é preciso pensar em estratégias efetivas para atender os distintos perfis de clientes. De acordo com uma pesquisa realizada pela Salesforce, 80% dos clientes acreditam que a experiência trocada com uma empresa é tão importante quanto seus produtos e serviços.

No momento atual, por exemplo, o atendimento online nunca se fez tão necessário. Dentro desse contexto, como oferecer um suporte de alta qualidade que precisa acompanhar o crescimento da demanda?

Se você quer descobrir, basta seguir com a leitura e descobrir como chatbots e escalabilidade podem andar lado a lado!

O que são chatbots?

De forma sucinta, os chatbots podem ser definidos como um software que conversa com uma pessoa de maneira tão natural quanto você é capaz de imaginar, atendendo suas necessidades de forma rápida e assertiva.

Mas, na prática, eles podem realizar muito mais que apenas conversar com o indivíduo. Graças a todas as integrações permissíveis por meio da Inteligência Artificial, os chatbots permitem o estabelecimento de uma comunicação imediata, reduzindo custos operacionais e ampliando a capacidade de resposta de empresas e organizações a usuários.

Atualmente, é possível integrar esse software a diversas plataformas, como WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram, sites, sistemas de call center, entre outros.

Atrelado à estratégia de um atendimento eficiente, os chatbots permitem suporte 24×7, pois suas respostas podem ser automatizadas, excluindo a precisão do “horário comercial” para que os clientes tenham dúvidas sanadas.

Alguns exemplos de possibilidades de atendimento via chatbots são:

  • emitir segunda via de contas;
  • respostas automáticas de mensagens corriqueiras;
  • receber resultados de exames;
  • solicitar serviços;
  • enviar avisos periódicos a clientes;
  • e muito mais!

O que é escalabilidade?

Muito se fala sobre escalabilidade atualmente, mas, como esse termo pode ser definido na prática?

Bom, a escalabilidade pode ser resumida como a capacidade de aumentar o volume de produção, sem necessariamente ampliar os custos do negócio. Dessa forma, uma empresa consegue reter cada vez mais lucro utilizando um time e/ou ferramentas fixas, gerando um alto potencial de expansão.

Essa escalabilidade, no entanto, não precisa estar ligada diretamente a fonte de receitas. Ela pode fazer parte do OKR de uma empresa. Por exemplo: atender cada vez mais clientes pagando o mesmo custo de softwares.

Ainda é possível destrinchar a escalabilidade em dois conceitos:

  • escalabilidade horizontal: ocorre quando um negócio quer ser referência absoluta dentro do seu segmento;
  • escalabilidade vertical: ocorre quando um negócio comercializa um tipo de produto e deseja fazer dele referência do mercado.

Como chatbots e escalabilidade podem aprimorar a experiência do cliente?

Agora que já sabe o que significa chatbots e escalabilidade, entendo as suas importâncias, que tal descobrir como aprimorar ainda mais a experiência do cliente unindo as suas forças?

Quando a demanda de atendimento (seja via redes sociais ou site) cresce, a primeira iniciativa de algumas empresas é aumentar o time de suporte. No entanto, essa decisão quebra o conceito de escalabilidade. Afinal, você precisará tirar mais dinheiro do caixa para pagar esses novos funcionários.

Ao apostar nos chatbots como forma de comunicação, respostas simultâneas poderão ser enviadas para diversos consumidores ao mesmo tempo. 

Citando novamente a IA, ao criar um chatbot eficiente e inteligente, os clientes terão acesso à informações solicitadas instantaneamente. Tudo via redes sociais e sites que eles já acessam, dispensando a necessidade de instalar novos aplicativos.

Aqui, a escalabilidade acontece em sua totalidade. Com chatbots as empresas conseguem escalar o número de tickets por dia mantendo o mesmo time de colaboradores.

Ao contrário dos humanos, que só podem se comunicar com uma pessoa e cada vez, os bots podem conversar simultaneamente com milhares de pessoas.

Por isso, podemos resumir nos seguintes benefícios ao pensar em chatbots e escalabilidade:

  • clientes satisfeitos;
  • redução de custo;
  • canal de vendas alternativo;
  • atendimento 24×7; e
  • aumento das interações trocadas.

Como a Take pode auxiliar?

A Take é referência no mercado quando o assunto é construção de chatbots eficientes. Mas nós vamos além! Ao apostar no Contato Inteligente, a sua empresa ganhará o poder dos bots+atendimento humano, resultando em um atendimento de qualidade, ágil e centralizado.

Quer saber ainda mais como a Take pode ajudar o seu negócio crescer com chatbots e escalabilidade? Fale agora mesmo com um dos nossos consultores!