As pessoas estão confiando sua saúde à tecnologia; e os investidores gostam disso

Tecnologia e saúde são dois dos segmentos mais interessantes para o empreendedor, segundo o Sebrae

Avatar

Por Paula Zogbi

10 de março de 2016 às 09:41 - Atualizado há 4 anos

Entre setembro e novembro de 2015, a pesquisa Lado/A, Lado/B, do Sebrae-SP, entrevistou 113 empreendedores de startup e 36 investidores para traçar o perfil deste ecossistema no país. De acordo com os resultados, 30% dos investidores buscam empresas na área de tecnologia, e 27% investem na área de saúde.

O mercado de saúde é interessante do ponto de vista do empreendedor também por sentir menos as conjunturas econômicas, sofrendo pouco em momentos de crise, em comparação com outros setores.

O StartSe InfoMoney separou uma lista de startups brasileiras promissoras que aproveitam a estabilidade desse mercado e vêm crescendo dentro do segmento, aliando tecnologia à medicina:

1. Memed

Esta plataforma gratuita, disponível na web e em dispositivos móveis, oferece acesso a bulas de mais de 20 mil medicamentos, e usa essas informações para fornecer prescrições impressas aos pacientes. O software também oferece um canal de comunicação entre equipe do app e médicos via WhatsApp. Também há conteúdos em vídeo com informações sobre novos medicamentos, alterações e descontinuações.

2. iClinic

Essa startup especializada em gestão de clínicas médicas teve crescimento de 250% em 2015. Trata-se de uma ferramenta que oferece controle administrativo de clínicas de pequeno e médio porte, com acesso a todas as informações através da nuvem. Há prontuários, prescrições, agenda, envio de lembretes para pacientes, entre outras ferramentas, todas online.

3. SaúdeControle

Organizar e facilitar acesso aos documentos médicos é a missão dessa startup, que arquiva todos os resultados e dados de exames de pacientes na nuvem. É possível cadastrar, além dos resultados, planos de saúde, informações pessoais e medicamentos, usando códigos de barras. Há também dicas e artigos sobre saúde e qualidade de vida.

4. Doutor Recomenda

Essa startup pode resolver o problema de pessoas que não conseguem orientações médicas por não terem tempo de marcar consultas sempre. Depois de visitar médicos, os usuários podem pedir informações e ajuda aos especialistas por meio da plataforma, que terá um perfil com todos os seus dados médicos para atender com precisão. Também há dicas separadas em categorias, como saúde da mulher e saúde da criança.