As outras startups (também revolucionárias) do fundador do Waze

Avatar

Por Júlia Miozzo

20 de abril de 2016 às 11:35 - Atualizado há 5 anos

Logo Black Friday 2020

Nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora

SÃO PAULO – O Waze foi um dos aplicativos que revolucionaram a maneira como as pessoas dirigem. Apesar de não ter sido o primeiro aplicativo com a função GPS, ele inovou ao mostrar quais são as rotas mais rápidas para chegar ao seu destino, evitando trânsito e até alguns problemas na via, como buracos. Apenas no Brasil, o aplicativo tem 40 milhões de usuários.

O fundador do Waze, Uri Levine, é um dos grandes nomes do empreendedorismo e da tecnologia não somente pelo Waze, mas também pelas outras startups que já criou – e que, surpreendentemente, não são tão conhecidas.

Você está investindo bem seu dinheiro? Faça o teste aqui.

Uri já criou sete startups além do Waze, todas com o intuito de solucionar um problema do cotidiano. Confira quais são e no que elas podem lhe ajudar:

1. FeeX
A ideia da startup é descobrir quais são as taxas cobradas pelos investimentos (vale para o mercado financeiro norte-americano) A ideia é permitir que, sabendo quais são as taxas cobradas pela aplicação, o usuário consiga reduzi-las. Se não for possível, a startup apresenta alternativas de investimento que tenham um retorno melhor do que a atual, se possível.

2. Roomer
Uma pessoa faz reserva em um hotel e, de última hora, tem que cancelar a viagem. O que a startup faz é permitir que você alugue o quarto dessas pessoas que não poderão realizar a viagem.

Tanto pessoas que desejam disponibilizar a sua reserva no site quanto as que pretendem aluga-las devem fazer o cadastro no portal – ou aplicativo – da startup. A listagem das reservas disponíveis e transferência do pagamento é feita pela startup.

Pessoas de todo o mundo podem utilizar os recursos da startup, que garantem um desconto de até 89% do preço original das diárias.

3. Moovit
Esse é um aplicativo já conhecido no Brasil: ele funciona como o Waze, mas para rotas de transporte público. Você pode montar rotas diárias e salvá-las nos favoritos, descobrir os horários das linhas de ônibus e metrô ativas, fazer buscas completas das rotas que você pode fazer para chegar ao seu destino, etc.

No Brasil, o app funciona em 47 cidades.

4. Zeek
O aplicativo é uma plataforma de venda de vouchers de presente. Se você possui um cartão presente com determinado valor e sabe que não vai usá-lo, é no Zeek que você pode vender – por um preço menor do que o seu verdadeiro valor.

Cartões do Starbucks de US$ 50, por exemplo, podem ser comprados por US$ 38.

5. Fairfly
É normal acontecer de comprarmos uma passagem aérea e, poucos dias depois, descobrir que as tarifas abaixaram. Esse é o problema que a startup resolve: se você comprou uma passagem, basta registrá-la no aplicativo que ele vai rastrear os preços para o mesmo voo e te avisar se uma oferta melhor existir.

Os algoritmos do app levam em conta as taxas de cancelamento, portanto, se de fato existir uma oferta mais barata para o seu voo – e que compense, ele, com sua aprovação, vai cancelar o antigo voo e reservar novamente, com o preço mais baixo. Ele também garante que você receberá o reembolso da diferença.

6. FairSale
Quando você faz uma compra, basta tirar uma foto da nota fiscal para que a startup acompanhe os preços e, se alguém da plataforma comprar o mesmo item que você por um preço mais baixo, ela garante que você receba o reembolso da diferença do valor.

Apenas grandes varejistas norte-americanas, como Walmart, Amazon, Best Buy e Target fazem parte da plataforma – e ela pode te ajudar a economizar.

7. Engie
O produto da startup é um dispositivo que conecta via Bluetooth o computador de seu carro com seu smartphone. Assim, ele lhe informa diariamente sobre os parâmetros e estatísticas de seu carro, como motor, bateria, consumo de combustível, etc.

Se o dispositivo identificar uma má função no carro, o dispositivo faz o diagnóstico e já faz cotações de preços do reparo de acordo com mecânicos próximos à sua região.