Aplicativos e plataformas que estão revolucionando 5 profissões antigas

Da Redação

Por Da Redação

4 de agosto de 2016 às 17:36 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

O Uber está, cada vez mais, substituindo o Táxi. Hoje isso é tão claro que até os aplicativos de chamar táxi estão trocando para um modelo de motoristas “pessoa física”, assim como o próprio Uber.

Outras profissões, porém, não serão substituídas pela tecnologia – mas se tornarão melhores por conta dela. Aplicativos e plataformas disruptivas criam novas formas, mais eficientes, de realizar o trabalho antigo, o que acaba sendo positivo para toda a sociedade.

Conheça 5 profissões antigas que estão sendo revolucionadas por startups nacionais:

Agrosmart

A plataforma conecta o agricultor a sua plantação, ajudando-o a monitorar mais de 10 variáveis ambientais. Assim, ele consegue ter decisões melhores e gerir o seu agronegócio. Melhorias na irrigação (economizando até 60% de água e energia elétrica) e redução de doenças e pragas elevarão a produtividade do agricultor e diminuir o risco de perda de produção.

Dietbox
Essa é uma plataforma para facilitar a rotina dos nutricionista. Ela ajuda o profissional a fortalecer o seu relacionamento com pacientes, agilizando consultas e alavancando resultados. Ele cadastra o paciente no site, adicionando dados referentes ao tratamento. Por sua vez, o paciente só precisa baixar o app para acessar todas as informações e estar em contato com o seu nutricionista. Com o aplicativo, o nutricionista organiza receitas e dietas, realiza avaliação física, faz listas de substituição, prescreve exames laboratoriais e tem acesso à secretaria. Os planos alimentares são gerados pelos profissionais por meio da plataforma, respeitando a individualidade biológica de cada paciente. Todas as informações cadastradas estão na nuvem e acessíveis de qualquer lugar. A ferramenta possui 16 mil usuários inscritos e 105 mil pacientes atendidos por nutricionistas que utilizam a plataforma.

 Job for Model
A função desta plataforma é conecta empresas e modelos, facilitando a contratação desses profissionais para trabalhos, sem que haja intermediação de agências, proporcionando agilidade ao processo e renda extra para modelos – e vem sendo chamado de “Uber dos Modelos”. A empresa contratante cadastra o job na plataforma colocando todos os detalhes e o sistema consegue fazer uma seleção automática de quais modelos cadastrados se encaixam no perfil solicitado. A plataforma tem atuação nacional e planeja expandir para fora já em 2017. Atualmente, conta com mais de 2 mil modelos e cerca de 500 grandes clientes, como Besni, B2W, Mary Kay e Arthur Caliman.

 Truckpad

Mais um a ser chamado de “Uber de X”, o Truckpad é uma plataforma que conecta o caminhoneiro à carga. Por meio dele, caminhoneiros autônomos podem verificar se há alguma carga para ser transportada próxima ao local onde estão e negociar o frete diretamente com a empresa. A plataforma já conta com mais de 500 mil caminhoneiros em sua base de dados e mais de 420 mil instalações do aplicativo que compilam informações sobre o comportamento e localização do caminhoneiro, e prevendo necessidades de produtos e serviços para esses motoristas ao longo de seu percurso.

VanHack

Por último temos a VanHack, que ajuda brasileiros formados em design e programadores de TI a trabalharem no mercado digital do Canadá diretamente do Brasil. O canal realiza hackathons virtuais para conectar novos talentos a empresas do país, como Microsoft, Hootsuite e Shopify, dando todo o suporte para os profissionais que almejam atuar fora do Brasil e ter uma carreira promissora na América do Norte. Por meio dos eventos, os profissionais têm acesso a cursos, consulta profissional pelo Linkedin, Webinars, suporte na criação do currículo, apresentações e vídeos exclusivos feitos pela equipe VanHack.

Mensagem do Editor
Ei, tudo bom?
Gostaria de agradecer pela visita! Meu nome é Felipe Moreno, sou editor-chefe do StartSe e, como muito de vocês, dono de uma (minúscula) startup de mídia.
E vou te fazer um pequeno convite: vamos bater um papo! É só se cadastrar aqui embaixo e eu vou te enviar alguns e-mails para você com o melhor do nosso conteúdo para te ajudar, seja você um empreendedor, funcionário, investidor ou apenas interessado neste maravilhoso mundo!
É um caminho de comunicação direto que nenhum outro portal oferece para seus leitores. E a intenção é construir uma comunidade vibrante que esteja preparada para todos os enormes desafios que virão. Vamos construir conhecimento e conteúdo juntos! Conto muito com a presença de vocês neste papo!
[php snippet=5]
E não é só isso! Você tem alguma sugestão de pauta? Quer conversar sobre sua startup? Assessora alguma empresa? Tem alguma dica que pode ajudar outros leitores? Quer ter a SUA matéria publicada no site?
O StartSe quer ouvir de VOCÊ, nosso leitor, o que precisamos fazer para melhorar cada vez mais o site! Deixamos o form abaixo para você, mas se quiser, basta mandar um e-mail para redacao@startse.com.br!
 [contact_bank form_id=3]
[php snippet=9]
E por último, não esqueçam de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook! Lá poderemos debater tecnologia, inovação, startups, empreendedorismo e criar um ambiente saudável de troca de opiniões e networking!