Aplicativo permite que uma pessoa acompanhe a outra para a casa através do celular

O app permite que um amigo ou conhecido da pessoa rastreie o caminho da pessoa para a casa, confira se ela está se sentindo insegura e garanta que ela pode facilmente contatar a polícia em uma emergência

Avatar

Por Júlia Miozzo

22 de setembro de 2015 às 10:51 - Atualizado há 4 anos

SÃO PAULO – Com a violência existente nas grandes cidades, é normal que muitas pessoas não queiram andar sozinhas na rua. Esse, entretanto, deve ser um problema temporário: o novo aplicativo Companion, criado por cinco estudantes da Universidade de Michigan, permite que um amigo ou conhecido da pessoa rastreie o caminho da pessoa para a casa, confira se ela está se sentindo insegura e garanta que ela pode facilmente contatar a polícia em uma emergência.

Lançado apenas há duas semanas, o usuário já possui mais de 500 mil usuários apenas na última semana. Segundo o CNN Money, o usuário que vai acompanhar o trajeto da pessoa recebe um SMS pedindo para ser a companhia que contém um link – esse link redireciona a pessoa para um aplicativo ou para um para no navegador, caso a pessoa não tenha ele instalado. Uma vez que a pessoa aceitar o convite, ela pode ver exatamente onde a pessoa está. Quando o usuário chegar a seu destino, o “acompanhante” recebe uma notificação.

O aplicativo utiliza os sensores do smartphone para detectar mudanças no movimento, como por exemplo, se o usuário começa a correr ou tira seus fones de ouvido. Se isso acontece, o aplicativo pede para que os usuários confirmem que estão bem. Se não o fazem em 15 segundos, o aplicativo notifica o acompanhante, que tem a opção de ligar para a polícia.

Para o futuro, os fundadores do app pretendem adicionar novas funções, como a tecnologia touch-ID, para que o usuário possa usar o botão “estou bem” – e, assim, nenhuma outra pessoa poderá falar por ele.

Por enquanto, estão apenas trabalhando com a Universidade de Michigan, embora um dos fundadores tenha falado que está procurando parcerias.