Aplicativo cria robô para ajudar no planejamento financeiro

Startup Planejei usa Marvin, um assistente pessoal consultor, para ajudar o usuário com as metas pessoais

Avatar

Por Paula Zogbi

6 de abril de 2016 às 11:11 - Atualizado há 4 anos

SÃO PAULO – Em meio aos diversos aplicativos de organização financeira no mercado, a startup Planejei resolveu dar um passo à frente, criando um assistente pessoal que faz, sozinho, cálculos e projeções para ajudar o usuário a alcançar seus sonhos e objetivos.

Gratuito, o aplicativo usa um sistema semelhante ao do GuiaBolso, que cadastra automaticamente todas as transações bancárias do usuário a partir da senha do internet banking.

Os dados são obtidos de forma criptografada – garantindo assim a segurança do usuário. “Esta senha de leitura não permite que o Planejei faça nenhuma transação, alteração ou transferência, ela serve apenas para obter o extrato bancário de forma automática”, garante a empresa.

A partir daí, um robô apelidado de Marvin faz as contas: basta que se cadastrem objetivos financeiros – como uma viagem – e seus prazos para que o Planejei sugira as melhores formas de organizar as finanças até bater as metas.

Inicialmente, o aplicativo está disponível apenas para dispositivos iOS, pela Apple Store. De acordo com Lucas Montano, CEO da startup, o lançamento para Android está previsto para julho deste ano.

Depois de baixa-lo, o robô Marvin só será liberado mediante à solicitação de um convite pelo usuário.