Aplicativo contraceptivo recebe investimento de US$ 30 milhões

Por Tainá Freitas
9 de novembro de 2017 às 17:14 - Atualizado há 3 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
O Natural Cycles foi fundado em 2014 pelos médicos Raoul Scherwitzl e Elina Berglund a partir de uma necessidade própria: Berglund buscava um método contraceptivo natural e efetivo. Criaram, então, um aplicativo que usa algoritmo e dados para determinar o período fértil de cada mulher.
O funcionamento é simples: a mulher mede a temperatura de seu corpo todos os dias com um termômetro basal (que possui quatro dígitos para maior exatidão) e registra no aplicativo. O aplicativo é capaz de avaliar, pela temperatura, em qual estágio do ciclo menstrual a mulher está. O resultado é rápido: se apareceu a cor verde, a mulher não está no período fértil. Se está, a cor vermelha aparece.
Seguindo a natureza dos dados, quanto mais informações, mais exato é o resultado. Quando a mulher esquece de registrar a temperatura diariamente, o algoritmo percebe e se incube de adicionar mais dias vermelhos ao calendário. Os fundadores da Natural Cycles afirmam que a eficácia do aplicativo é de 93% no uso típico.
Mulheres que desejam engravidar também podem utilizar o aplicativo, revertendo seu modo. A Natural Cycles divulga que há 500 mil mulheres de 161 países utilizando o método. Dessas mulheres, 75% escolhem o método para contracepção.
[php snippet=5]
Investimento
A rodada de investimento que trouxe US$ 30 milhões à Natural Cycles foi comandada pela EQT Ventures. Houve a participação da Sunstone, E-Ventures e Bonnier Growth Media.
O aporte será utilizado para contratar mais cientistas e médicos na startup, que conta com 40 pessoas atualmente. “Queremos continuar fazendo grandes pesquisas sobre a saúde feminina, usando soluções científicas e inovadoras para encontrar novas opções de contraceptivos para mulheres do mundo inteiro”, afirmou Berglund ao Venture Beat.
Validação
Na União Europeia e no Reino Unido, o aplicativo é considerado um método contraceptivo válido. Agora, a empresa busca a aprovação da FDA para obter o mesmo status nos Estados Unidos.
Antigamente, uma das opções de controle do ciclo fértil das mulheres era através da tabelinha. Hoje, sabemos que esse não é um método confiável, pois julga que todas as mulheres possuem o ciclo com a mesma duração – o que não é verdade. O Natural Cycle calcula o ciclo de cada mulher com base em dados do seu próprio corpo, o que garante uma eficácia maior.
O Natural Cycle contribui com a nova economia ao permitir que mulheres tomem decisões assertivas e naturais, indo contra a maré da maioria dos contraceptivos atuais. A Nova Economia será discutida por Mauricio Benvenutti, autor do best-seller Incansáveis, em um curso online. Confira.
(Via Venture Beat)
Participe do maior censo de startups do Brasil! Não deixe de entrar no grupo de discussão da StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!
E caso você tenha em patrocinar os eventos da Startse, entre em contato no patrocinio@startse.com.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários