Agrotech Sensix monitora produção agrícola através de câmeras e drones
Por Isabella Câmara
27 de abril de 2018 às 14:17 - Atualizado há 3 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
A Sensix, uma agrotech que oferece solução de monitoramento e imageamento da produção agrícola, utiliza sensores embarcados em drones capazes de coletar imagens da lavoura. A startup submete os dados coletados para processamento na plataforma FieldScan – um sistema que traz agilidade e facilidade na geração de indicadores agronômicos e permite uma rastreabilidade completa sobre o estado da safra. Com a metodologia da Sensix, também é possível identificar a variabilidade de vigor, densidade foliar e até anomalias de estado nutricional da plantação.
Na sua última safra, a agrotech alcançou a marca de 50 mil hectares cobertos – um número cinco vezes maior do que os 8 mil hectares do período anterior. A metodologia, que contribui para a melhor condução do manejo e tomada de decisão dos produtores, está implantada em lavouras de grãos, cana-de-açúcar, algodão e hortifrúti em cinco estados. No futuro, de acordo com a empresa, a Sensix terá potencial de atuar em todo o País e processar, ainda este ano, aproximadamente 300 mil hectares dentro dessas culturas.
De acordo com Carlos Ribeiro, Diretor Executivo da Sensix, esse crescimento foi possível, em grande parte, devido à participação no programa de aceleração da Algar Ventures, em parceria com a Endeavor. “Construímos uma rede de contatos, fortalecemos nossa marca e, a partir das conexões, fechamos pelo menos três parcerias com grandes empresas, que nos geraram novos negócios”, diz o diretor.
Além do ganho de receita, o número de colaboradores da agrotech mais que dobrou. Thomaz Lemos, Diretor de Operações, explica que foram as mentorias com a rede da Endeavor que ajudaram na estruturação da empresa. “Tivemos contato com diversas lideranças e executivos que ajudaram a repensar processos e levar a gestão da empresa para um novo patamar”, conta.
Ganhos nas lavouras
Durante essa última safra, diversos ganhos foram contabilizados devido a metodologia da Sensix. Em Goiás, foi possível definir zonas de classificação nas lavouras para avaliação, em laboratório, da absorção dos nutrientes. Com a descoberta feita a partir desses dados, a aplicação de insumos foi otimizada.
Já no sul de Minas, a solução permitiu avaliar a dimensão da infestação do mofo-branco em uma lavoura, o que tornou mais assertiva a tomada de decisão sobre a aplicação de fungicida. Outro exemplo de ganho de produtividade aconteceu na Bahia – o imageamento da Sensix facilitou o diagnóstico de nematoides e o direcionamento do manejo.
A solução da Sensix, que já está implantada em toda a produção da Algar Farming, contribuiu para a melhor condução do manejo na produtora de commodities agrícolas do grupo Algar. “Utilizamos a ferramenta para fazer imagens da lavoura em pelo menos dois momentos diferentes da safra. Isso nos propicia identificar de forma mais precisa e ágil os problemas usuais no manejo. Antes, a identificação era mais empírica e a morosidade era maior”, conta Marlos Alves, diretor da Algar Farming.
Conheça mais sobre as tecnologias que estão reescrevendo a história do agronegócio no nosso e-book gratuito.
[php snippet=5]

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários