Consultor virtual ajuda agricultores a entenderem o fluxo financeiro de sua produção
Por Isabella Câmara
4 de junho de 2018 às 15:00 - Atualizado há 4 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Os produtores rurais já avançaram bastante na parte operacional de seus negócios, mas muitos ainda encontram dificuldades na hora de entender o fluxo financeiro de sua produção. “Apesar dos produtores consumirem grandes volumes de informação sobre sua atividades, eles ainda se sentem inseguros para tomar decisões de mercado. Isso porque o setor é muito volátil e inúmeras variáveis podem interferir nos resultados dos empreendimentos”, conta Guilherme Fonseca.
Fonseca conta que, foi a partir desse cenário, que surgiu a oportunidade de criar o Agrobot, um consultor virtual que aprende sobre uma determinada produção e entrega informações e análises personalizadas. “O projeto é uma das iniciativas do portfólio do Labbs, o Laboratório Avançado do Banco do Brasil, que é parte da estratégia de intraempreendedorismo do banco”, diz. Guilherme Fonseca, líder de produto da iniciativa, explica que o robô combinada a inteligência do banco com fontes externas – principalmente de mercado e clima.
“Nós começamos num processo de garagem, para entender o nosso público e definir qual dor atacaríamos”, conta o líder. Após essa etapa, projeto foi enviado para a incubação no braço do Labbs no Vale do Silício onde, segundo Guilherme, o time desenvolveu e testou a primeira versão da solução. “Depois passamos para a fase de aceleração no Labbs em Brasília e, desde março, estamos com o aplicativo disponível em versão beta na Google Play Store”.
Atualmente, o Agrobot auxilia, por meio de sua versão beta, produtores de soja, milho e café. A ferramenta ajuda tanto no planejamento financeiro quanto na cotação de mercado do produto produzido e análise de linhas de crédito para custei da produção. Além disso, o aplicativo ajuda a medir a produtividade média das lavouras da região e a opção de culturas alternativas, monitora fenômenos climáticos e doenças, agrega notícias e oferece dados e previsões sobre o clima.
No futuro, o projeto busca disponibilizar o aplicativo na plataforma iOS e aumentar, ainda nas próximas semanas, a quantidade de culturas disponíveis – inserindo arroz, trigo e algodão em sua cartela de atendimento. Além disso, Guilherme conta que, devido o interesse dos produtos em entender os movimentos do mercado e proteger sua renda, o projeto busca desenvolver funcionalidade que acompanhem tendência de preços, mercado futuro e seguros agrícolas. “No futuro, entendemos que o Agrobot pode ser uma plataforma que integre informações e serviços de diversos players do agronegócio”, diz.
O Agrobot é uma das iniciativas de agrotech que estarão na Startup Village da AgroTech Conference. O evento acontece nesta terça-feira, dia 05 de junho – garanta sua participação no evento e participe da revolução tecnológica no agronegócio.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários