Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

5 coisas inusitadas que aconteceriam com o planeta se todos virassem veganos da noite para o dia

Com o crescimento da indústria de carne de plantas, será que essas transformações podem se tornar realidade em breve?

5 coisas inusitadas que aconteceriam com o planeta se todos virassem veganos da noite para o dia

Plantação (foto: Adele Payman/Unsplash)

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Por Gabriel de Oliveira Cordeiro

Não é novidade para ninguém – ou ao menos não deveria ser – que o mercado vegetariano e vegano vêm crescendo de maneira surpreendente. Uma pesquisa feita pelo Ibope em 2019 revelou que o número de vegetarianos no Brasil quase dobrou em 6 anos, chegando a 29 milhões de pessoas.

O número de opções para esse público também aumenta todos os dias. Redes de fast food famosas como Burger King e McDonalds já incluíram opções vegetarianas em seus cardápios e empresas gigantes como a JBS investem na compra de startups que desenvolvem carnes de plantas.

Para quem achava que era apenas uma moda passageira… está ficando cada vez mais claro que estamos falando de uma tendência. E visto que todos os números estão apontando para isso, é válido questionar: o que aconteceria com o mundo… se todos virassem veganos da noite para o dia?

1. MAIS ÁREAS VERDES

Como não seria necessário desmatar para dar espaço ao gado – ou cultivar alimentos para os animais – grande parte da área restante poderia ser utilizada para recuperar florestas. Isso melhoraria a qualidade do ar e até mesmo a variedade dos ecossistemas do planeta.

2. MENOS POLUIÇÃO

Comer 100 g de carne todo dia significa emitir 99 kg de CO2 em um ano! Atualmente, cerca de 25% de todas as emissões de gases poluentes do planeta são provocadas pela agropecuária. Se todos fossem veganos, essa parcela cairia cerca de 20%. Imagine a diferença que seria caminhar pela sua cidade com um ar 20% menos poluído!

3. MAIS ESPAÇO PARA PLANTAR E MAIS ÁGUA

Hoje, um terço de toda a área cultivada do planeta não produz alimentos para humanos, mas sim para os animais que são consumidos. Sem a existência da pecuária, uma porção de terra equivalente ao continente africano seria liberada! Além disso, muita água seria economizada, visto que são gastos 15 mil litros apenas para produzir 1kg de bife. Enquanto isso, para produzir 1kg de vegetais são necessários apenas 300 litros.

4. DESEMPREGO

Se todo mundo parasse de comer carnes, derivados de leite de vaca e de ovinos, do dia para a noite a economia sofreria um baque gigantesco. As pessoas que trabalham na pecuária, avicultura e pesca ficariam desempregadas… e estamos falando de 1,5 bilhão de pessoas – ou 20% da população mundial. Contudo, vale ressaltar que esse desemprego massivo só aconteceria supondo que todos se tornassem veganos do dia para a noite – o que é extremamente improvável de acontecer.

5. MAIS VIDAS (DE HUMANOS E ANIMAIS) SALVAS

Achou que só os animais seriam salvos nessa? Nada disso! O excesso de proteína e gordura animal provoca doenças cardíacas, diabetes, derrames e até alguns tipos de câncer. Com a mudança, aproximadamente 7 milhões de mortes poderiam ser evitadas por ano, daqui até 2050. Isso representaria uma redução nos gastos com saúde pública da ordem de 3% do PIB mundial.

POR QUE IMPORTA?

O “futuro da carne” é apenas um dentre as centenas de outros desafios que profissionais, executivos e investidores do agronegócio terão que enfrentar. Em 2050, seremos 10 bilhões de humanos… e teremos apenas 40% das terras disponíveis para cultivo – considerando que o mundo não se tornará vegano da noite para o dia, claro. Nunca precisamos tanto aprender a produzir mais com menos.

O Planejamento Estratégico Tradicional se tornou um mecanismo "ingênuo" para acompanhar o ritmo da Nova Economia. Conheça o programa S4D - Strategy for Disruption e veja o inédito Planejamento Estratégico 4D StartSe, único no mundo e capaz de gerar Poder Competitivo e Adaptativo Real para seu negócio.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!