4 maneiras que a blockchain está revolucionando a agricultura

Por Tainá Freitas
21 de Maio de 2018 às 15:00 - Atualizado há 3 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
A blockchain, plataforma online aberta e criptografada, ficou conhecida ao redor do mundo por suportar as transações de Bitcoin e outras criptomoedas. A criação de moedas 100% virtuais só foi possível devido a essa tecnologia revolucionária, que garante que todas as transações sejam rastreáveis e acessíveis, promovendo um histórico aberto e seguro. Agora, a blockchain já está sendo usada por outros mercados.
É o caso do Direito, no qual os profissionais utilizam a blockchain para realização de “smart contracts” (contratos inteligentes online), registro de imóveis e outros bens. Agora, a tecnologia está sendo usada até mesmo no agronegócio, tornando-se uma alternativa viável de negociação entre produtores, empresas e outros players do ecossistema. Confira as 4 maneiras mais comuns de como a tecnologia está sendo usada:
-
Rastreamento de comida
Você já imaginou fazer uma refeição e saber exatamente onde cada produto foi plantado, colhido e todo o caminho realizado até chegar ao seu prato? Com a blockchain, isto é possível e já está sendo realizado, através da Blockchain Food Safety Alliance. Em 2017, a IBM, Walmart, JD.com (e-commerce do Alibaba), e a universidade de engenharia Tsinghua criaram a rede para rastrear os produtos, diminuindo custos e ajudando a evitar problemas como intoxicação alimentar.
-
Rastreamento de commodities
O rastreamento de produtos está sendo interessante também para as empresas que os utilizam como matéria-prima. Empresas que produzem café, como a Great Lakes Coffee e Coda Coffee, estão utilizando a tecnologia para rastrear os grãos, permitindo que o consumidor final acesse um QR Code para saber a origem da bebida. Neste mercado, o valor do café muda de acordo com a origem do produto, tornando-se importante que o comprador tenha como atestar a veracidade das informações. Com a blockchain, isto é possível em qualquer momento, por qualquer pessoa.
-
Transações
A blockchain é capaz de reduzir o tempo de transações (inclusive entre países), o que é válido inclusive para as compras na agricultura. A empresa americana Louis Dreyfus Co. utilizou a blockchain ao vender 60 toneladas de soja ao governo chinês e reduziu pela metade o tempo de processamento da transação, que durou uma semana ao invés de duas. Principalmente no setor agrário, no qual muitas compras e vendas ainda são feitas em papel, a blockchain pode contribuir agilizando processos e mantendo-os transparentes.
-
Logística
Os alimentos saem da fazenda, passam pelo processador, distribuidor e varejista antes de chegar ao consumidor final. É um longo caminho, passível de muitos erros. A logística para que os produtos não sejam danificados é uma parte importante do processo, principalmente quando tratam-se de alimentos perecíveis. Além de facilitar no rastreamento dos alimentos e produtos, a blockchain traz mais segurança ao registrar em que fase do processo um alimento se encontra e quanto tempo levou até o próximo estágio. Caso o produto esteja avariado, é mais fácil perceber onde está o erro.
Conheça como a tecnologia está revolucionando o agronegócio a partir de startups em nosso e-book gratuito.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários