A Tesla teve um comportamento típico de quem está para falir

Da Redação

Por Da Redação

10 de junho de 2016 às 15:44 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

A Tesla acaba de denunciar um grande esquema contra a empresa, alimentado por homens gananciosos que querem ganhar uma fortuna com a derrocada da empresa na bolsa de valores. Eles estariam vendendo ações da empresa à descoberto (short-selling) e ganhando fortunas com cada picuinha que acontece com a empresa, aumentando tudo que acontece de ruim.

O problema é que essa teoria da conspiração não faz sentido algum. Na verdade, ela geralmente é alimentada por quem está próximo de perder tudo: a Enron fez isso. O Bear Stern fez isso. O Lehman Brothers fez isso. Até Eike Batista fez isso (essa história o meu livro conta) quando seu império faliu.

Short-selling consiste em vender as ações de uma empresa, esperar a ação cair, recomprar a ação e entregar para o dono (que a alugou para você, pois não tinha intenção de desfazê-la no longo prazo e queria ganhar um dinheirinho no curto prazo). E é uma coisa que acontece MILHÕES de vezes no mercado acionário diariamente com todas as empresas, principalmente onde há fumaça.

É uma prática tão mal entendida que tem gente que a culpa por quebras de bolsa e crises econômicas. Na bolha das tulipas culparam isso, em 1929 culparam isso, em 2001 culparam isso, em 2008 culparam isso. Países banem esse tipo de operação quando entram em crise. E nada disso adianta, pois a culpa NUNCA é dos vendedores.

Pois bem, a Tesla produz 1/100 dos carros da Fiat, mas vale três vezes mais. Talvez isso seja um motivo para a Tesla ver suas ações caírem, principalmente agora que a Fiat tem um acordo para produzir os carros do Google. Não é uma conspiração, Elon Musk, e nós realmente esperamos que a Tesla – cujo objetivo é o mais nobre de todos – foque no que tem de melhor: inovação criativa que potencialmente mudará o mundo para melhor.

Sem ressentimentos.
Mensagem do Editor

Ei, tudo bom?

Gostaria de agradecer pela visita! Meu nome é Felipe Moreno, sou editor-chefe do StartSe e, como muito de vocês, dono de uma (minúscula) startup de mídia.

E vou te fazer um pequeno convite: vamos bater um papo! É só se cadastrar aqui embaixo e eu vou te enviar alguns e-mails para você com o melhor do nosso conteúdo para te ajudar, seja você um empreendedor, funcionário, investidor ou apenas interessado neste maravilhoso mundo!

É um caminho de comunicação direto que nenhum outro portal oferece para seus leitores. E a intenção é construir uma comunidade vibrante que esteja preparada para todos os enormes desafios que virão. Vamos construir conhecimento e conteúdo juntos! Conto muito com a presença de vocês neste papo!
[php snippet=5]