A paternidade traz 5 lições importantes para os empreendedores

Da Redação

Por Da Redação

12 de agosto de 2016 às 13:05 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Domingo é dia dos pais. Acredito que apenas uma parcela pequena dos empreendedores de startups já sejam pais – e tenham aprendido algumas das principais lições que a paternidade traz para eles. Afinal, é um pessoal muito jovem, entre 25 e 35 anos de idade, criando algo grandioso – suas próprias empresas.

Portanto, é válido dar uma olhada e pensada a respeito do que a paternidade pode trazer para você. E feliz dia dos pais para todos que já tiveram esse privilégio! Confira:

Senso de responsabilidade

Ao se tornar pai, você, obrigatoriamente, acaba ficando mais responsável. Seu senso de urgência e de construção de longo prazo mudam. Você passa a tomar decisões com mais calma, pensando mais, para não estragar as chances de curto prazo. “De alguma forma, quando alguém depende de você, sua dedicação profissional é ampliada. O relacionamento com os funcionários torna-se mais afetuoso, uma vez que seu filho estará naquela posição no futuro e, a atenção ao trabalho com os clientes também é aprimorada”, explica Victor Popper, head da All iN Marketing Cloud, unidade de marketing de relacionamento digital da Locaweb e pai da Bianca e Rafael.

Foco e produtividade

Se você quer passar mais tempo com sua família depois do nascimento dos filhos, é hora de aprender a ter mais foco e ser produtivo – e ter mais controle sua agenda. “A paternidade traz mais foco ao trabalho. Quando se tem um filho, todo pai quer ficar o maior tempo possível próximo dele. Quando estou trabalhando, me mantenho o tempo todo focado para não deixar de ser produtivo e poder passar mais tempo em casa com ele”, afirma Luis Carlos dos Anjos, gerente de marketing institucional da Locaweb e pai do Marcelo.

Vontade de se tornar um exemplo

Se você não tinha a vontade de ser um exemplo antes, provavelmente agora terá. “Antes de pedir ou delegar algo, devo ser o exemplo. A melhor forma de liderar é por meio de bons exemplos. Jamais posso cobrar algo que não consigo fazer ou não sei o esforço necessário para realizar”, comenta Thiago Mazeto, gerente de marketing da Tray, unidade de e-commerce da Locaweb e pai da Isabelli.

Mais empatia

Ao se tornar pai, você passa a se colocar mais no lugar das outras pessoas – e do que elas precisam. “Talvez tenha sido a característica que eu mais aprendi. É algo natural pensar no impacto das minhas ações na vida dos meus pequenos e hoje penso muito nisso ao tomar minhas decisões. Tenho em mente que em breve terei de deixá-los decidir por si próprios, assim como é o processo normal em uma empresa ao delegar as decisões para o time”, afirma Eduardo Kupper, COO da F(x) e pai dos gêmeos Arthur e Laura.

Mais cuidado e atenção

É natural que uma criança em casa acabe amolecendo o coração do empreendedor, tornando-o mais carinhoso e, consequentemente, ajudando-o a ter mais cuidado com suas ações no futuro. “No dia a dia da empresa, é necessário pensar e refletir bastante antes de cada decisão. Da mesma forma que um filho, ter uma empresa exige semear e cuidar para que o sucesso se torne realidade”, explica Walter Sabini Júnior, sócio-fundador da FX Retail Analytics, sócio-fundador da Hi Partners Capital & Work e pai do Enzo e da Stella.

Mensagem do Editor
Ei, tudo bom?
Gostaria de agradecer pela visita! Meu nome é Felipe Moreno, sou editor-chefe do StartSe e, como muito de vocês, dono de uma (minúscula) startup de mídia.
E vou te fazer um pequeno convite: vamos bater um papo! É só se cadastrar aqui embaixo e eu vou te enviar alguns e-mails para você com o melhor do nosso conteúdo para te ajudar, seja você um empreendedor, funcionário, investidor ou apenas interessado neste maravilhoso mundo!
É um caminho de comunicação direto que nenhum outro portal oferece para seus leitores. E a intenção é construir uma comunidade vibrante que esteja preparada para todos os enormes desafios que virão. Vamos construir conhecimento e conteúdo juntos! Conto muito com a presença de vocês neste papo!
[php snippet=5]
E não é só isso! Você tem alguma sugestão de pauta? Quer conversar sobre sua startup? Assessora alguma empresa? Tem alguma dica que pode ajudar outros leitores? Quer ter a SUA matéria publicada no site?
O StartSe quer ouvir de VOCÊ, nosso leitor, o que precisamos fazer para melhorar cada vez mais o site! Deixamos o form abaixo para você, mas se quiser, basta mandar um e-mail para redacao@startse.com.br!
 [contact_bank form_id=3]
[php snippet=9]
E por último, não esqueçam de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook! Lá poderemos debater tecnologia, inovação, startups, empreendedorismo e criar um ambiente saudável de troca de opiniões e networking!