99 irá utilizar reconhecimento facial para identificar motoristas em viagens

Tainá Freitas

Por Tainá Freitas

13 de maio de 2019 às 13:59 - Atualizado há 2 anos

Logo Novo Curso

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h

Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Inscreva-se agora
Logo Cyber Monday 2020

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

Um dos problemas de segurança enfrentados pelos aplicativos de corridas é garantir que os motoristas que estão realizando as viagens são os mesmos cadastrados. Por isso, é comum que os aplicativos peçam para os passageiros confirmarem nome, identidade e placa do veículo. Agora, a 99 irá utilizar reconhecimento facial para resolver esse problema.

O aplicativo da startup irá solicitar uma “selfie” (foto do rosto) dos motoristas e a foto será validada de acordo com o banco de dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). A mesma iniciativa foi adotada pela Uber há um mês.

A integração com os dados do Denatran é realizada através da ferramenta “Datavalid”. Ela irá comparar a foto enviada pelo motorista com a registrada na CNH. O aplicativo da 99 utiliza inteligência artificial e pode pedir por novas verificações sempre que o algoritmo julgar necessário.

Atualmente, a 99 possui uma área de segurança composta por cerca de 100 funcionários. A inteligência artificial é uma de suas principais aliadas na busca de diminuir ocorrências durante as viagens do aplicativo.