Lawtech InovaPictor facilita registro de marca para startups e empreendedores

Startup busca investimentos através da CapTable, plataforma de investimento em startups da StartSe

0
shares

A InovaPictor é uma lawtech que simplifica processos jurídicos para startups e empresas da indústria criativa. A startup auxilia em serviços de propriedade intelectual, como de registros de marcas, desenhos industriais, direitos autorais e depósitos de patentes.

No universo jurídico, utilizar linguagem acessível e tonar a experiência do cliente simples e intuitiva é um diferencial. A gestão dos ativos de propriedade intelectual dos clientes da InovaPictor são apoiados por um sistema proprietário e inteligente, o PiBot.

Muitos empreendedores têm dificuldades em lidar com linguagens muitas vezes rebuscadas e, especialmente, com o alto valor para investimento em registros de marcas. O sistema Pibot, além de facilitar o acesso à propriedade intelectual a um mercado de pequenas empresas e novos empreendedores que surgem diariamente no Brasil, ajuda a reduzir custos no processo de registro de uma marca, pois boa parte do trabalho é feito de forma automatizada.

Um mercado de milhões

A InovaPictor projeta atingir um mercado pulsante. Em 2018, praticamente dois terços dos registros de marcas brasileiras no INPI foram de Pequenas e Médias Empresas (PMEs) e Pessoas Físicas (PFs). Também em 2018, dos 2.5 milhões de novos CNPJs, em torno 80% foram de empreendedores individuais e pequenas empresas.

O sistema PiBot também pode ser comercializado através de assinaturas [como SaaS] para instituições de ensino, de pesquisa, grandes empresas e entidades que precisam monitorar seus ativos de propriedade intelectual periodicamente.

A startup surgiu em 2016 e foi colocada em prática em julho de 2018. Atualmente, conta com profissionais parceiros no desenvolvimento de sistemas, além de suporte jurídico, administrativo e mercadológico. Já são 28 clientes na base, 48 processos de registros de marcas encaminhados - sendo 26 já deferidos, 3 patentes em redação e processo, além de registros de direitos autorais já processados.

O sistema PiBot foi planejado a partir das dificuldades em monitorar processos dos clientes. Um dos diferenciais do produto é que os clientes podem acompanhar os processos de forma autônoma, sem a necessidade de consultar a InovaPictor sobre o andamento. Mesmo os processos que ficam meses sem movimentação são relatados aos clientes, sem custos adicionais além do contratado ou cobranças descabidas.

Em seu próximo passo, a InovaPictor está captando investimentos na CapTable para implementar novas fases do sistema PiBot, além de investir em novas contratações para a equipe, comunicação e marketing, visando expandir sua atuação para todo o Brasil.

Caso tenha interesse em saber mais sobre a InovaPictor ou sobre como investir na startup, Luis Werlang, fundador da startup, participa nesta quinta-feira (21) do Webinar da CapTable para a apresentar a startup. Para assistir, basta se inscrever através deste link. 

Atualize-se em apenas 5 minutos


Receba diariamente nossas análises e sinta-se preparado para tomar as melhores decisões no seu dia a dia gratuitamente.

Comentários