Hisnëk cria assistente virtual para promover saúde mental no ambiente corporativo

Startup brasileira criou a Ivi, que, por meio de perguntas simples, identifica tendências e sugere conteúdos para manter funcionários produtivos

0
shares

De acordo com levantamento do Ministério da Fazenda, transtornos relacionados à saúde mental foram responsáveis pelo afastamento de 178 mil pessoas do mercado de trabalho no Brasil em 2017. A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que, em 2020, a depressão será o principal motivo para incapacitar pessoas no mundo. Neste contexto, a startup brasileira Hisnëk criou um assistente virtual para promover saúde mental no ambiente corporativo.

Participe do maior evento de inovação e tecnologia em RH da América Latina!

A robô, batizada de Ivi, funciona em dispositivos móveis e tem como ponto de partida uma pergunta simples: “Como você está se sentindo?”. Em seguida, o usuário responde o por quê de estar sentindo-se daquele jeito. A partir dessas duas informações, o algoritmo sugere conteúdos personalizados para desestressar o funcionário (no caso de ele ter emoções negativas) ou impulsionar a felicidade (quando a resposta for positiva).

Três pilares

Em entrevista exclusiva à StartSe, Carol Dassie, fundadora da Hisnëk, revela que a startup foi fundada, em 2014, com outro foco: nutrição. “Era um clube de assinatura de snacks saudáveis para o público corporativo”, diz. Por três anos, o negócio era baseado na venda direta de caixas com 22 snacks (para cada dia útil do mês), promovendo uma alimentação mais balanceada. Depois, surgiram parcerias com o setor de recursos humanos de clientes como Alelo, Nokia e Pirelli, no qual a empresa subsidiava o valor da caixa de lanches saudáveis, diminuindo o custo final ao funcionário.

“Quando ficamos mais próximos dos RHs das empresas, percebemos que, para atingir nossa proposta de valor – que é fomentar a saúde e prevenir doenças no ambiente corporativo – há um problema muito maior: a saúde mental”, revela a CEO e fundadora. Neste sentido, a startup decidiu pivotar o modelo de negócio com investimento em uma tecnologia que abordasse três pilares para a produtividade do colaborador: atividade física, nutrição e, principalmente, saúde mental.

A Ivi foi lançada no início de 2019 com o objetivo de criar um canal de comunicação com o colaborador, no qual os pilares de atividade física e nutrição apoiam o cerne, que é a saúde mental. De forma personalizada, a assistente virtual indica conteúdos em vídeo, texto e áudio, produzidos dentro da Hisnëk que são eficazes no momento emocional específico de cada um.  Além disso, a plataforma também permite entrar em contato com um educador físico ou nutricionista em caso de necessidade.

Healthtech ou HRtech? “Os dois. Somos uma HRtech porque resolvemos uma dor do RH, mas também uma healthtech pois não estamos mais restritos ao ambiente corporativo. Nossa solução é adaptável para outros setores, como clínicas”, explica Carol Dassie. Por exemplo, a Hisnëk tem como cliente uma clínica oncológica, para a qual a Ivi foi totalmente repensada de forma a acompanhar o tratamento de cada paciente e repassar as informações aos médicos.

Solução personalizada e integrada

Segundo a empreendedora, a Ivi é capaz de identificar padrões de comportamento do usuário em apenas uma semana. Como o colaborador avalia os conteúdos que recebe, o algoritmo também entende as preferências de cada um. Com inteligência artificial, a assistente virtual torna-se mais eficaz quanto maior for a base de dados dos funcionários.

“Uma pessoa estressada por um motivo financeiro é diferente de uma pessoa estressada por motivação familiar”, explica Carol, ressaltando a importância de perguntar o motivo do estado emocional do colaborador. “Então, o conteúdo muda. Para o primeiro caso, por exemplo, a Ivi peças mistura peças sobre saúde mental com outras de orientação financeira”.

A receita da Hisnëk é dividida entre uma mensalidade, que varia de acordo com o tamanho do quadro de funcionários do cliente, e uma taxa inicial de implementação. A taxa existe porque a Ivi é personalizável de acordo com as demandas do RH e, inclusive, pode integrar-se a outras soluções que a empresa tenha, como um plano de academias, seguro de saúde, acompanhamento psicológico, entre outras.

Neste sentido, a fundadora da Hisnëk não vê uma concorrência direta no mercado hoje. Empresas que também promovem a saúde dos funcionários na área de recursos humanos podem ser integradas à Ivi e, portanto, são complementares e não rivais.

No fim das contas, gastar com saúde mental dos funcionários é investir no produto final. “Pessoas que se dizem felizes são 40% mais produtivas no trabalho, segundo uma pesquisa da Glassdoor”, finaliza Carol Dassie.

Conheça as duas próximas conferências da StartSe para quem quer redefinir o futuro:

Inteligência Aritificial Conference

Silicon Valley Conference

Atualize-se em apenas 5 minutos


Receba diariamente nossas análises e sinta-se preparado para tomar as melhores decisões no seu dia a dia gratuitamente.

Comentários