7 passos fundamentais para você construir um relacionamento com o cliente

Se você comunica bem com seu cliente, é muito provável que você consiga mantê-lo contigo por mais tempo – aumentando seus ganhos

Avatar

Por Da Redação

4 de dezembro de 2017 às 13:13 - Atualizado há 2 anos

Escritório

*Conteúdo escrito por JaaS

Se tem alguma coisa que realmente importa e vai permanecer INALTERADO ao longo dos anos é a importância de construir relações com seus clientes. Não importa qual estratégia de aquisição você tenha, se você não construir uma relação com ele é muito possível que ele te abandone algum dia.

Quanto melhor você se comunicar com ele, maior a tua chance de mantê-lo contigo, pagando seu serviço ou comprando seus produtos. Conectar-se com ele, deixá-lo à vontade: tudo isso é altamente necessário para que você continue com ele por bastante tempo.

Se não tem nada mais importante para seu negócio do que construir um relacionamento, quais são as melhores práticas para tal? O primeiro passo é comunicar-se com uma frequência que o faça lembrar da sua empresa e, ao mesmo tempo, não o irrite. Mande sempre algo que lhe interesse e lhe ajude com frequência, transformando-o em um grande fã, que pode te ajudar e muito a conseguir seus objetivos.

Seja paciente para construir relações

Relações assim demoram. Não espere que do dia para a noite ele se torne no seu maior apoiador do dia para a noite. Você precisa conquistá-lo um pouco a cada dia. Primeiro, garanta que ele veja você todos os dias, seja através de uma rede social ou através de e-mail marketing. O importante é bombardear ele com informações úteis para que ele possa se sentir cada vez mais próximo de você.

Conheça-o intimamente

Tenha em mente quem é seu cliente e o que você pode fazer para ele. Saiba exatamente quais as suas necessidades e procure atendê-las. Você vai ser muito mais assertivo no seu processo de venda e manutenção se souber, de antemão, o que você pode ofertar para ele. Em uma estratégia de conteúdo, isso significa segmentar corretamente seu cliente na hora de disparar seus e-mails marketing. Você não precisará de listas gigantes se estiver com clientes muito interessados em seus negócios.

Vá mais longe do que o esperado

Conforme a sua relação com o cliente vá crescendo, é muito bacana você gratificá-lo com pequenos presentes para conseguir manter a relação cada vez mais forte. Isso significa que você pode dar uma amostra de um novo produto, ou um upgrade temporário, caso você trabalhe com assinaturas. Isso garante que ele prove seus outros produtos e até mesmo faça um upgrade. E isso é um bom aumento no ticket médio do cliente da sua empresa.

Trate cada cliente como se fosse o mais importante

Não importa se existe UM cliente que paga as contas da empresa, você precisa tratar todos de maneira igual (como se fosse, de fato, o mais importante). Isso garantirá que seus clientes falem cada vez mais positivamente de você, conseguindo novos e novos usuários recomendados por ele, uma excelente forma de fazer seu negócio crescer de maneira orgânica. Para um bom relacionamento ser, de fato, produtivo, a parte contratante precisa sentir que é importante e cuidada pela contratada, ou ele irá seguir para um concorrente.

Responda prontamente

Quando um cliente te responde, você precisa ao menos reconhecer ter recebido este e-mail o mais rápido possível. Você vai confortá-los de que você está sempre de olho e pronto para atendê-los o mais rápido possível, principalmente se for uma emergência. Parece muito simples, mas quantas relações já acabaram por conta da falta de comunicação?

Seja mais do que apenas um e-mail

Embora seja algo fundamental nos negócios atualmente, o e-mail é uma coisa fria que pode ser interpretada como grosseiro, principalmente no gerenciamento de crises. Tenha aberto outros canais de comunicação com seus clientes, para ter uma conversa mais aberta com eles. Converse por telefone, Skype ou pessoalmente para que eles possam associar uma cara e uma voz ao seu negócio. Isso será fundamental para que você construa um relacionamento de verdade com seu cliente.

Sempre deixe claro os próximos passos

Isso pode parecer trivial, mas sempre tenha escrito todos os próximos passos para seu cliente. Esse é um passo muito básico, mas completamente necessário. Você pode achar que vai se lembrar de tudo (e provavelmente irá), mas seu cliente talvez não. E isso pode criar muito atrito entre vocês dois. Tenha tudo por escrito para evitar confusão.

(Publicado originalmente no blog do JaaS)

Participe do maior censo de startups do Brasil! Não deixe de entrar no grupo de discussão da StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

E caso você tenha em patrocinar os eventos da Startse, entre em contato no patrocinio@startse.com.

[php snippet=5]